Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2012 - 10:13

Jogo ecológico inédito faz simulação do rio daqui a 50 anos

Rio será a primeira cidade do mundo a jogar o game sustentável Forward+50.

Como será o Rio de Janeiro daqui a 50 anos? O game inédito Forward+50 (ou Rio+50) criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Lord Cultural Resources e o grupo AXA pretende dar uma prévia desse panorama com a ajuda dos cariocas, visitantes que estarão na cidade durante a Conferência Rio+20 e internautas do mundo todo.

Entre os dias 15 e 21 de junho, quem estiver no Rio de Janeiro poderá simular mudanças climáticas e gerenciar riscos nas estações montadas no térreo do Centro Cultural Banco do Brasil à disposição do público, no Pavilhão da PNUMA, na Conferência Rio+20, ou em qualquer lugar no mundo através do endereço eletrônico www.forwardplus50.com. O Rio de Janeiro será a primeira cidade a jogar o game que, depois, será adaptado e apresentado nas principais capitais do mundo nos próximos cinco anos.

A meta é conseguir a participação de 20 mil jogadores por dia, promovendo a conscientização do impacto das ações individuais e coletivas no cotidiano de uma grande metrópole. O site tem versões em português, inglês, espanhol e francês. Os resultados do jogo serão anunciados no dia 21 de junho no próprio CCBB e através do site.

Forward+50 foi concebido por uma equipe de especialistas de países da França, Quênia, Estados Unidos e Canadá, entre cientistas, ecologistas, museólogos e designers, com o objetivo de oferecer ao grande público a oportunidade de enfrentar de forma lúdica as grandes questões sobre as mudanças climáticas. Através de princípios de eco-concepção, o jogo demonstra a importância de comportamentos individuais na nossa sociedade, bem como também a possibilidade de minimizar as conseqüências negativas destes em benefício do planeta.

O jogo, além de lúdico, é uma oportunidade de negociação, que manifesta as opções e decisões que se impõem a cada um de nós no nosso dia-a-dia. Seu lançamento na Rio+20 não é por acaso. “Forward+50 é um jogo que será apresentado em outras grandes cidades do mundo e pretende mostrar o impacto de nossas decisões sobre o futuro de nossas cidades”, explica Laure Colliex, Vice- Presidente da Lord Cultural Resources, idealizadora do jogo.

Como jogar -Baseado em princípios do conhecido Alternate Reality Game (ARG), Forward+50 incita a reproduzir um universo colaborativo ao longo do jogo de maneira divertida, interativa e cooperativa.

O jogo se estrutura em torno de sete missões de um dia, durante as quais os jogadores estarão convidados a reduzir seu impacto ecológico, escolhendo entre uma série de propostas e ações que abordam temas como energia, transporte, agricultura sustentável, coleta de lixo, saúde, água, saneamento, vulnerabilidade climática, qualidade do ar e efeito estufa, reciclagem de resíduos e recursos naturais entre outros indicadores que afetam o cotidiano de nossa cidade. O jogo será dividido em ações individuais e coletivas e funcionará através de votos que receberão pontuações diferenciadas.

Entre as perguntas, o jogo quer saber, por exemplo, que tipo de transporte o jogador utiliza para ir ao trabalho. Quando o estado dos indicadores se torna crítico demais, ajudantes virtuais irão intervir para informar ou aconselhar os jogadores. São também estes ajudantes quem introduzem as distintas missões, guiam o jogador e no final de cada missão, informam aos jogadores sobre seus resultados e as decisões que fizeram durante o jogo. O final de cada missão é ilustrado por uma visualização do estado da cidade virtual de Rio 50 anos mais tarde, calculado e avaliado a partir do estado dos distintos indicadores ao final do tempo determinado.

Não existem objetivos fixos na construção do universo do game. “Forward+50 demonstra que o “mundo perfeito” não existe, pois, infelizmente, não há sociedade que seja “zero impacto”, mas é possível minimizar as conseqüências negativas”, acrescenta Laure.

Os mesmos enfoques de design e conhecimentos técnicos que o game clássico (3D, tempo real, simulação de objetos, indivíduos, meio ambiente e etc), mas que superam a dimensão do entretenimento apenas. Combinam recursos lúdicos e tecnológicos resultantes do videogame com uma intenção séria com intuito pedagógico, informativo, comunicativo e ideológico.

“Entre as mensagens mais importantes que o jogo pretende passar é que um certo grau de mudança climática é inevitável mas a humanidade de uma forma geral tem que agir agora para evitar piores impactos e o fato de não começar a tomar consciência disso neste momento reduzirá terrivelmente as escolhas disponíveis no futuro”, completa Denisse Rondon, assessora e representante da Lord Cultural que estará no Rio de Janeiro na ocasião.

Jogo Forward+50/ Rio+50, pela internet através do endereço: www.forwardplus50.com, no térreo do Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro). No Pavilhão da PNUMA na Conferência Rio+20 (Parque dos Atletas - Rua Ana Lúcia Magalhães, 50 - Barra da Tijuca). Quanto tempo precisa para jogar: de 10 minutos a 30 minutos. Período do jogo: de 15 a 21 de junho, 24h ou de 9h às 21h.(CCBB).Idiomas: Português, Espanhol, Inglês e Francês. Twitter @forwardplus50 e do Facebook www.facebook/com/Forwardplus50

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira