Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2012 - 10:13

Laboratório Cristália doa a governos patente de nova forma de aplicação de vacinas

Novo adjuvante permite aplicação via oral e amplia eficácia das vacinas.

São Paulo– O Laboratório Cristália concedeu aos governos Federal e Estadual a patente da sílica nanoestruturada – novo adjuvante vacinal que permite que vacinas antes administradas apenas de forma injetável possam, a partir de agora, serem administradas em gotas. O anúncio foi realizado durante homenagem do Cristália ao professor Osvaldo Sant’Anna, do Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan, realizada na noite desta terça-feira, no Centro de São Paulo, com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Criada e estudada pela equipe do professor Osvaldo Sant’anna com a ajuda de técnicos do Laboratório Cristália, a novidade representa uma revolução no campo da imunização em massa. “Essa descoberta vai permitir que crianças sejam vacinadas contra doenças graves de uma forma muito mais barata e com menos riscos de contaminação, mas com a mesma eficácia”, afirma Ogari Pacheco, presidente do Laboratório Cristália, acrescentando que a ideia é ceder gratuitamente a patente da nova descoberta a outros países, também.

Durante estudos pré-clínicos, a sílica nanoestruturada apresentou resultados promissores, realizados, inicialmente, com a vacina da hepatite B. Administrada oralmente, a vacina com o novo adjuvante teve a mesma eficácia que o modo convencional. A pesquisa já recebeu o Prêmio Prof. Eric Roger Wroclawski, na categoria Pesquisa Clínica, concedido anualmente pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Em breve, serão desenvolvidos os estudos em humanos.

Atualmente, apenas a vacina Sabin, contra paralisia infantil, é administrada oralmente. Na maioria dos casos, a vacinação é feita por via parental (intradérmica e intramuscular), já que o ambiente do estômago destrói as partículas de proteínas responsáveis pelo estímulo imunológico.

Cristália -Laboratório químico-farmacêutico de capital 100% nacional, o Cristália foi fundado em 1972, em Itapira, interior de São Paulo. Com mais de 2.100 funcionários distribuídos em três unidades fabris e uma administrativa, é líder na produção e na comercialização de anestésicos e adjuvantes de anestesia na América Latina, com destaque também nos segmentos de Psiquiatria, Neurologia, Dor e Cosmecêutica.

Único laboratório instalado no Brasil que produz medicamentos para o Programa Anti-Aids – da matéria-prima (princípio ativo) ao produto acabado – é detentor do maior número de patentes de inovação do país (28 e mais de 100 pedidos depositados). O laboratório conta com 120 cientistas, entre mestres e doutores, um Centro de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação e exporta, regularmente, princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países, em especial para a América Latina e a Ásia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira