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07/06/2012 - 10:32

POPAI Brasil sugere práticas para valorizar o ponto de venda no Dia dos Namorados

Associação relaciona dicas para incrementar o ponto de venda e lucrar em datas comemorativas.

A pouco mais de quinze dias para o Dia dos Namorados, ainda é possível organizar o ponto de venda e lucrar com a data, considerada a terceira mais forte do comércio, atrás apenas do Natal e Dia das Mães. O POPAI Brasil, associação internacional voltada para a valorização da comunicação no ponto de venda, indica algumas práticas e ideias para destacar os produtos mais procurados e auxiliar o shopper na busca pelo presente ideal.

Preparar o ponto de venda para datas comemorativas é uma técnica muito utilizada pelo varejo e que resulta em aumento de ganhos e atração de novos clientes. “O Dia dos Namorados é uma data muito emocional, em que o desafio central é trabalhar uma comunicação para atingir um shopper que não utilizará o produto comprado. Ou seja, o público-alvo é sempre o parceiro e não o consumidor final”, comenta Ana Costa, diretora executiva do POPAI Brasil.

Produtos de perfumaria, têxtil e eletrônicos são os mais procurados nesta data e o apelo utilizado para atrair o shopper geralmente está relacionado a temas como coração, paixão e flores. Contudo, o humor e a ilustração aparecem como alternativas para sair do óbvio e trabalhar com a intuição do shopper

“Criar uma comunicação em que a imaginação e o raciocínio do consumidor sejam estimulados é uma forma de comunicar a mesma mensagem, mas de forma diferente. O varejo precisa ousar e não ser tão óbvio no relacionamento com o shopper”, ressalta Costa.

A ilustração aparece como um recurso moderno, divertido e bastante utilizado pelas marcas. A Prada, por exemplo, tem utilizado cada vez mais este conceito em sua comunicação no ponto de venda. “Em datas comemorativas, o varejo deve preparar uma comunicação mais criativa, divertida e com mensagens mais elaboradas”, defende a executiva.

O atendimento é um ponto fundamental para gerar relacionamento com o shopper e promover uma venda de qualidade e assertiva. “O papel do vendedor é compreender o perfil da pessoa que receberá o presente. Traçadas as preferências, é possível auxiliar o comprador e sugerir opções de produtos que estejam alinhados com os anseios de quem será presenteado”, explica Costa.

Estabelecer uma relação emocional com o comprador é essencial, pois caso o receptor não aprove o presente ou por algum motivo a troca seja necessária, o shopper ficará à vontade para retornar à loja. “O retorno para efetuar uma troca é sempre uma oportunidade de novas vendas e mesmo de aumento do valor da compra realizada”, explica.

Além do atendimento, a iluminação e a aromatização da loja são ferramentas importantes neste processo de sedução e romantismo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há alguns anos atrás, a loja Donna Karan trabalhou com iluminação a luz de velas em todo o ambiente. “O cliente leva em média três segundos para decidir se entra em uma loja para comprar ou procura outro ponto de venda. Por isso, inovar e buscar diferenciação em datas comemorativas pode render bons lucros com o investimento”, finaliza a diretora.

O POPAI Brasil (Associação Global do marketing no varejo) é a principal associação internacional dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e valorização da comunicação e do marketing no Ponto de Venda. Presente no País desde 1997, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que reúne todos os players da cadeia, incluindo a indústria de bens e consumo, o varejo, agências de comunicação e fornecedores de materiais para o ponto de venda. Fundada nos Estados Unidos em 1936, está presente em mais de 27 países.

A entidade é responsável pelo Prêmio POPAI Brasil, principal premiação do marketing no ponto de venda. Criado em 1999, o objetivo é reconhecer e homenagear os melhores trabalhos de marketing no ponto de venda, ressaltando os displays, campanhas promocionais e demais peças de comunicação direcionadas aos pontos de venda. O POPAI Brasil também elabora as principais pesquisas e análises de mercado sobre o comportamento do shopper no ponto de venda.

Ana Claudia Costa é gerente geral do POPAI Brasil. Graduada em moda, possui MBA em branding pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento do consumidor pela Witacker, de Nova Iorque. Ministra aulas de comportamento do consumidor no curso de pós-graduação estratégica em moda, na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado). Por quatro anos, atuou como diretora de branding, em Portugal.

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