Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2007 - 08:21

Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência é tema da próxima plenária do Fórum Permanente de Empresas

Uma das principais dificuldades para a efetiva inclusão no mercado de trabalho, a Qualificação da Pessoa com Deficiência será enfrentada com o lançamento de um Consórcio e uma Cartilha destinados às empresas.

O Fórum Permanente de Empresas para a Inclusão Econômica das Pessoas com Deficiência reúne-se no próximo dia 9 de outubro, das 9 às 12h, no auditório da FIESP. Nesta terceira Plenária do ano será abordado o tema “Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência”. O evento conta com a coordenação técnica do Instituto Paradigma, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da FIESP (CORES), responsável pela coordenação executiva.

Como mais uma alternativa para as pessoas com deficiência obterem melhores condições para produzir no ambiente de trabalho, reduzindo o impacto causado pela baixa qualificação (segundo o IBGE, mais de 20% das pessoas com deficiência têm menos de um ano de escolaridade), será anunciado o programa “Consórcio de Empresas para a Qualificação Profissional”, fruto da parceria estratégica da secretaria municipal do trabalho, Instituto Paradigma e empresas que já cumpriram ou aquelas que ainda precisam cumprir a Lei de Cotas (Lei Federal n° 8.213/91). Outro destaque do Fórum será o lançamento da Cartilha “Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência”, uma iniciativa do Fórum de Empresas, desenvolvida pelo Instituto Paradigma, com apoio da PriceWaterhouse Coopers.

A plenária também contará com a palestra “Os desafios da qualificação profissional: a gestão das políticas e dos programas públicos”, apresentada pela Delegada Regional do trabalho Lucíola Rodrigues Jaime (DRT/ SP). O Banco Real - ABN AMRO, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados mostrarão seus cases, abordando o sucesso do programa de qualificação profissional e das iniciativas de inclusão dentro da empresa.

Ferramentas para a inclusão - A proposta de formação do Consórcio de Empresas para a Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência prevê a participação de grupos de 2 a 4 empresas, que desejam investir na capacitação dos profissionais com deficiência que já fazem parte dos seus quadros funcionais, ou qualificar seus processos de recrutamento e seleção. Após a realização de um diagnóstico para alinhar as necessidades e interesse das empresas consorciadas, terá início o processo de capacitação, que prevê três etapas: noções básicas sobre o mundo corporativo e o ambiente de trabalho; o acompanhamento in loco dos participantes que já estão trabalhando, para monitoramento das necessidades.Com essa formação geral, será oferecido um curso técnico de auxiliar administrativo (ou assistente de planejamento), com a duração de 4 meses, que poderá ou não acontecer dentro da própria empresa. “O consórcio é mais uma ferramenta para as empresas que, de um lado precisam cumprir a Lei de Cotas, mas querem fazer com qualidade o processo de inclusão, afirma Guilherme Bara, diretor da FIESP e consultor do Instituto Paradigma.

A Cartilha de Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência segue na mesma direção. “É mais um instrumento para as empresas promoverem a inclusão das pessoas com deficiência de modo mais efetivo”, explica Bara. Além de trazer dados atualizados sobre o cenário da inclusão econômica apresenta alternativas de qualificação profissional destacando para a bem-sucedida experiência do Programa de Qualificação Profissional, implantado em 2006, e gerenciado em parceria pela Secretaria Municipal do Trabalho, Secretaria Municipal Especial da Pessoa com Deficiência, o Centro Profissionalizante Paula Souza, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, e o Instituto Paradigma.

Sobre o fórum de empresas - O Instituto Paradigma criou em 2004 o Fórum Permanente de Empresas para Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência, entendendo que as grandes corporações no Brasil exercitam a responsabilidade social e legal na inclusão de pessoas com deficiência, nos termos da Lei de Cotas (Lei Federal n.º 8.213/91). No ano passado, o Instituto Paradigma estabeleceu uma parceria com a FIESP para ampliar a participação das empresas. Instituto Paradigma é responsável pela coordenação técnica e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pela coordenação executiva compartilhada com o comitê executivo do Fórum, formado pelas empresas HP Brasil, PriceWaterhouse Coopers, Grupo Abril, Serasa, Visanet , Vivo, Schering do Brasil, Telefônica e CPFL Energia que gerenciam as plenárias e atividades do Fórum.

Instituto Paradigma é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que promove a inclusão social das pessoas com deficiência, construindo soluções e serviços para ampliar o exercício da cidadania.

Cores - Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Tem como missão difundir o conceito de Responsabilidade Social Empresarial como ferramenta de gestão para a competitividade, o crescimento e o lucro.

Fórum Permanente de Empresas para a Inclusão da Pessoa com Deficiência “Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência”

Organização: Instituto Paradigma, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, dia 9 de outubro de 2007, das 9 às 12h, no Auditório da FIESP – Avenida Paulista, 1313 – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira