Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2012 - 11:03

Inverno: demanda por cirurgia plástica aumenta em até 50% - essa é uma excelente época para realização de procedimentos


Entre abril a agosto, as principais cirurgias realizadas pelas mulheres são de contorno corporal, como lipoaspiração, abdominoplastia e cirurgias de mama. No período de baixas temperaturas, a exposição ao sol é menor e favorece o uso prolongado de cintas modeladoras.

Ter os seios mais volumosos, bumbum arrebitado e barriga com menos gordurinhas acumuladas... Em busca destes objetivos, cada vez mais as mulheres procuram os cirurgiões plásticos, principalmente quando o verão está chegando. Mas, o que as pessoas começaram a descobrir é que os procedimentos devem ser realizados durante o inverno para dar tempo de arrasar com o novo visual nos dias mais quentes do ano, cumprindo melhor todo o período pós-operatório e sem o desconforto causado pelo calor.

Segundo o cirurgião plástico Dr. Eduardo Lintz (CRM-SP 87553), chefe do serviço de cirurgia plástica do HCor, em São Paulo, e professor assistente do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, realizar uma cirurgia plástica no inverno pode trazer inúmeros benefícios estéticos e de saúde para o paciente. Ele explica que os dias frios ajudam a diminuir o inchaço, facilitam o uso das roupas e cintas modeladoras no período de recuperação, além de contribuir para um bom processo de cicatrização.

Devido a esses fatores positivos, o cirurgião plástico detecta um aumento de até 50% no número de cirurgias plásticas realizadas entre os meses de abril e agosto nos últimos anos, em sua clínica. As cirurgias mais procuradas pelas mulheres são as de contorno corporal, como lipoaspiração, abdominoplastia e cirurgias de mama. Já os homens, com idade a partir dos 40, procuram por lipoaspiração, ginecomastia e abdominoplastia.

O cirurgião plástico alerta que ao mesmo tempo que a demanda por cirurgia plástica aumenta no inverno, também são registrados mais casos de cirurgias sem sucesso em todo o país. “Por isso, é preciso que cada pessoa procure informações sobre a atuação do médico, referências sobre seu trabalho e locais onde ele opera. Clínicas e hospitais precisam ter liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos procedimentos, pois, os bons resultados das cirurgias plásticas dependem da segurança em todo o processo”, alerta.

Principais cuidados antes e depois da cirurgia -Na primeira consulta, os interessados precisam entender os prós e contras de uma cirurgia plástica, do tempo de recuperação, dos cuidados, alinhar expectativas às técnicas existentes e com os exames pré-operatórios sem anormalidades. Para as pessoas que pretendem realizar alguma alteração corporal, o ideal é operar com o peso adequado.

Para uma cirurgia de sucesso, é necessário ainda ter cuidado na escolha do médico que realizará a operação. O profissional precisa ser formado por uma instituição reconhecida, ter sido aprovado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, operar em centros médicos de ponta e utilizar material cirúrgico de qualidade. Desta forma, o paciente terá a segurança que o médico é especialista na área.

Os exames pré-operatórios que devem ser realizados são: os de sangue, eletrocardiograma, ultrassonografia de mama ou abdômen e outros mais específicos, como no caso da realização de uma rinoplastia.

Os resultados da cirurgia começam a aparecer, geralmente, de 3 a 4 meses após o procedimento e se consolidam depois de 12 meses. Durante toda esta fase, o paciente deve seguir as orientações do cirurgião em relação à dieta, realização de exercícios físicos e drenagem linfática. É proibida a exposição ao sol nos primeiros meses após o procedimento.

Para quem pretende realizar uma cirurgia plástica no período do inverno, Dr. Eduardo Lintz lista alguns pontos positivos que favorecem a escolha da data: .Durante o inverno há baixa incidência dos raios solares. Nessa época, o paciente fica mais tempo em casa e isso facilita o período pós-operatório, garante boa cicatrização e evita o aparecimento de manchas na pele e cicatrize escurecidas.

.Os meses de julho e agosto também correspondem ao período de férias escolares, o que proporciona às mulheres maior disponibilidade para cumprir o repouso necessário para a recuperação, porque não precisam levar às crianças à escola;

.A cirurgia plástica sempre causa um pouco de inchaço - considerado comum no pós-operatório de qualquer cirurgia –, mas que pode ser mais acentuado em função do calor, causando incômodo para o paciente. Quando as temperaturas estão mais amenas, a área do edema tende a ser menos intensa;

.Alguns tipos de cirurgias plásticas (lipoaspiração e a abdominoplastia) necessitam do uso de cintas modeladoras no período pós-operatório, que são mais toleradas durante os dias mais frios. Além disso, malhas ou outros curativos ficam mais escondidos pelas roupas mais largas usadas nesta época.

Dr. Eduardo Lintz - O cirurgião plástico Dr. Eduardo Lintz (CRM-SP 87553) é chefe do serviço de cirurgia plástica do HCor, em São Paulo, e professor assistente do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Dentro das atividades educativas, integra o Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Além disso, o especialista, que tem foco de atuação em procedimentos da face e contorno corporal, é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), da Associação Médica Brasileira, Membro Efetivo da Associação dos Ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy e diretor da Clínica Lintz, localizada no bairro de Moema, em São Paulo. [www.clinicalintz.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira