Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2012 - 12:08

Pfizer Saúde Animal participa da Feicorte 2012

Companhia apresentará lançamentos, além de mostrar os resultados do uso de tecnologias que melhoram a produtividade dos negócios.

De 11 a 15 de junho (segunda a sexta-feira), o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), sediará a 18ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte). Durante o evento, a Pfizer Saúde Animal apresentará aos visitantes CattleMaster GOLD FP 5/L5, vacina recém-lançada que traz ao País um nível de proteção contra as doenças reprodutivas superior aos disponíveis até hoje, prevenindo inclusive o nascimento de bezerros persistentemente infectados por diarreia viral bovina (BVD). Outra novidade da companhia são as seringas para aplicação de vacinas e medicamentos veterinários com a tecnologia Simcro, que conferem mais segurança, precisão de dosagem e agilidade ao manejo.

“Nesta edição da Feicorte – que é a maior feira indoor de pecuária de corte da América Latina –, destacaremos ainda os resultados obtidos em campo com uso de tecnologias inovadoras que melhoram a produtividade dos negócios: a vacina para imunocastração Bopriva, o endectocida Treo ACE e os marcadores de DNA Clarifide Nelore”, ressalta Jorge Espanha, diretor geral da Pfizer Saúde Animal Brasil. No evento, a Pfizer Saúde Animal apoiará também a realização de leilões tanto em parceria com Programa Leilões quanto com a Conexão Delta G.

Proteção estendida -Terceira geração desta linha de imunizantes da Pfizer Saúde Animal, CattleMaster GOLD FP 5/L5 é a primeira vacina a conseguir aprovação do USDA (United States Department of Agriculture) para proteção fetal contra a BVD (tipos 1 e 2).

A BVD pode provocar uma série de problemas quando as vacas entram em contato com o vírus durante a gestação. Até os 40 dias de gestação, o mais comum é a morte do embrião com reabsorção embrionária. O risco de aborto permanece ao longo de toda gestação. Quando o contato da vaca prenhe com o vírus acontece entre os 40 e 120 dias de gestação, o feto também pode ser infectado pela BVD e, ao nascer, tornar-se uma fonte de infecção permanente para o rebanho (bezerros persistentemente infectados). Já no terço final da gravidez, o contato da vaca com o vírus pode levar ao nascimento de bezerros natimortos ou bezerros vivos com defeitos congênitos, fracos ou inviáveis.

Não existe tratamento contra a BVD. Seu impacto econômico na pecuária é imenso, pois age deprimindo o sistema imunológico do animal e, assim, abre a porta para que outras doenças se instalem e se disseminem no rebanho. CattleMaster GOLD FP 5/L5 também protege o rebanho contra rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), além de outras doenças que provocam falhas reprodutivas e problemas respiratórios.

Modernização do manejo -Na Feicorte, os visitantes terão oportunidade de conhecer as seringas para aplicação de vacinas e medicamentos veterinários com a tecnologia Simcro. “A chegada destes novos instrumentos ao Brasil é fruto de uma parceria da Pfizer com a companhia neozelandesa Simcro, que teve início no lançamento de Bopriva. Estas seringas de fluxo contínuo possuem um sistema único, garantindo maior conforto, precisão da dosagem e segurança na aplicação. Consequentemente, esta tecnologia torna o manejo do rebanho mais ágil e contribui para o aumento da produtividade da propriedade”, explica Espanha.

A Pfizer Saúde Animal comercializa agora três modelos destas seringas no País: as seringas Simcro de 5 e 12 ml, que permitem o ajuste da dose de forma precisa a cada 0,5 ml, podendo ser usadas em bovinos de corte e leite tanto para administração de vacinas quanto para aplicação de medicamentos, como vermífugos; e a Sekurus de dosagem fixa de 2 ml, um modelo exclusivo que oferece ainda mais segurança na aplicação, como na vacinação contra brucelose bovina.

Bopriva completa um ano -Lançada no Brasil em maio de 2011, Bopriva é a primeira vacina para castração imunológica de bovinos do mercado. Para o desenvolvimento desta tecnologia exclusiva, a Pfizer Saúde Animal realizou 24 estudos clínicos globalmente, envolvendo 4.620 animais. Seu primeiro mercado foi a Nova Zelândia, no qual foi lançada em janeiro de 2010 com foco principal no controle de comportamento de machos inteiros.

Injetável e com mecanismo de ação similar às vacinas convencionais, Bopriva age no sistema imunológico dos bovinos e proporciona a suspensão temporária da fertilidade de machos e fêmeas. E permite, portanto, que os pecuaristas obtenham melhoria de comportamento e de acabamento de carcaça assim como na castração cirúrgica, sem os prejuízos acarretados por esta prática. “A aceitação da vacina pelos pecuaristas tem sido muito boa de norte a sul do País. A maior parte dos usuários de Bopriva utiliza o sistema de criação de bovinos a pasto, que hoje representa mais de 90% dos abates no Brasil”, ressalta Espanha.

Uma experiência recente da Agropecuária Paquetá conduzida de forma independente no Mato Grosso do Sul pelo zootecnista Hélio Augusto de Biasi Marcelino, gerente de pecuária do grupo, mostra resultados práticos da implantação da imunocastração. Com o intuito de fazer um comparativo, a propriedade separou um lote de 1200 animais e administrou Bopriva em 600 deles, aleatoriamente, mantendo a castração cirúrgica nos demais.

Os imunocastrados receberam a 1ª dose na entrada do confinamento e a 2ª dose 28 dias após, permanecendo 76 dias no confinamento. Já os bovinos cirurgicamente castrados ficaram 20 dias no pasto para que ocorresse a cicatrização e houve a perda de um animal por hemorragia após a cirurgia. Além disso, os animais imunocastrados foram abatidos 40 dias antes dos castrados cirurgicamente por terem atingido o peso de abate antes. O abate foi realizado em um frigorífico da JBS-Friboi, em Naviraí (MS).

“Este é apenas mais um exemplo que demonstra que Bopriva é um método eficaz alternativo à castração cirúrgica que proporciona facilidade de manejo e melhor bem-estar animal. A vacina melhora significativamente a qualidade da carcaça e o comportamento animal. Na Feicorte, os visitantes terão oportunidade de conhecer outros resultados deste primeiro ano da técnica de imunocastração”, finaliza o executivo.

Feicorte 2012 [ www.feicorte.com.br ]de 11 a 15 de junho (segunda a sexta-feira), das 9 às 20 horas, noCentro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, São Paulo (SP). Entrada gratuita.

Perfil - A Pfizer Saúde Animal oferece uma gama de soluções diferenciadas para bovinos, equinos, caprinos, suínos, aves e animais de companhia. Sua linha de produtos é composta por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais. [www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira