Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 10:03

Prêmio Capes de Tese Edição 2011

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 06 de junho de 2012, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2011. Foram selecionadas as 45 melhores teses de doutorado, defendidas em 2010, entre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília, no dia 11 de julho.

Entre as teses premiadas está “Mapeamento de QTLs e estudo da interação entre QTLs, ambiente e cortes em cana-de-açúcar, usando a abordagem de modelos mistos”, defendida no programa de pós-graduação em Genética e Melhoramentos de Plantas (PPG-GMP), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). A tese, de autoria de Maria Marta Pastina, apresenta como principal inovação o desenvolvimento de um método genético-estatístico que permite o estudo da interação entre QTLs, cortes e locais. Relata os primeiros resultados de estudos de interação QTL e ambiente em cana-de-açúcar por meio da utilização de modelos estatísticos mais elaborados e adequados para a espécie, uma vez que os demais trabalhos sobre mapeamento de QTLs publicados até então para esta espécie ignoram a existência de interação entre QTLs e ambientes.

Orientado pelo professor Antonio Augusto Franco Garcia, do departamento de Genética (LGN), o trabalho gerou resultados mais precisos, aumentando a possibilidade de realização no futuro da chamada seleção assistida, permitindo por exemplo que a seleção seja praticada em etapas iniciais do melhoramento, reduzindo o tempo necessário para a obtenção de cultivares melhorados. "O trabalho apresenta metodologia e resultados inéditos para cana-de-açúcar, utilizando abordagem e modelos estatísticos apropriados para o estudo da interação entre QTLs e ambientes, o que é de fundamental importância para os programas de melhoramento genético, destaca Maria Marta.

O projeto foi desenvolvido no laboratório de Genética-Estatística do LGN, com colaboração do professor Fred van Eeuwijk, do Biometris Department, da Wageningen University, na Holanda. Naquele país, a pesquisadora permaneceu de fevereiro a setembro de 2009, para realização de parcela do estudo. "Os pesquisadores com quem trabalhei na Holanda são especialistas na área de Genética Estatística, especialmente Modelos Mistos aplicados para a análise de dados de Melhoramento Genético, realizando diversos trabalhos relacionados ao estudo da interação entre genótipos e ambientes e, também, entre QTLs e ambientes. As principais culturas abordadas por esse grupo de pesquisa são milho, sorgo, batata e cevada. No entanto, nunca haviam trabalhado com dados de cana-de-açúcar", revela.

No mapeamento, fora mensurada a existência de correlações genéticas entre cortes e locais. "Medir tal fenômeno é importante para os agricultores definirem os melhores genótipos para cada ambiente considerado. Genótipos estáveis ao longo dos cortes permitem prever a safra em anos posteriores, bem como a longevidade das variedades em condições de lavoura. No caso de locais, é possível prever o comportamento de cada variedade em diferentes áreas agrícolas, auxiliando no manejo. Esse trabalho permite um maior detalhamento dessas correlações, já que as estuda em nível genômico", finaliza.

Defesa histórica - além do caráter inovador e do valor científico, a pesquisa, que teve auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi registrada como a defesa de nº 800 no PPG-GMP, um dos programas pioneiros na instituição, lançado em 1964. Outro fator interessante é que esta foi a primeira dissertação ou tese desenvolvida na ESALQ redigida em inglês. “O fato da tese ter sido apresentada em língua inglesa confere maior visibilidade, já que pode ser lida por todos os pesquisadores interessados. Isto facilitou muito o intercâmbio internacional”, ressalta Maria Marta.

O Prêmio - O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Grande Prêmio - Na ocasião da premiação, será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2011, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas. Cada um dos grupos homenageia um renomado cientista brasileiro que tenha desenvolvido trabalhos importantes em uma dessas áreas. Nesta edição 2011, serão homenageados: Emílio Marcondes Ribas, para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Otto Richard Gottlieb, para a grande área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Paulo Reglus Neves Freire, para a grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências. Será concedida ainda menção honrosa do Prêmio Capes de Tese a outras 73 teses de doutorado defendidas em 2010.

Premiações - As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. [www.esalq.usp.br]. [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira