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02/10/2007 - 08:41

Venda de livros porta a porta estimula o mercado editorial

São mais de 30 mil profissionais que continuam batendo de porta em porta com uma pilha de livros, negociando e difundindo o hábito da leitura.

Na missão de estimular a leitura no País, promover a indústria e o comércio da venda de livros porta a porta, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro – entidade que congrega as principais empresas de venda direta de livros, está cada vez mais confiante no mercado. “Sete em cada dez livros comercializados no porta a porta, são vendidos diretamente na porta do leitor. Os compradores de livros no sistema porta a porta residem nas mais diversas regiões do Brasil e, na sua maioria, são da classe B e C”, afirma Luís Antonio Torelli, atual presidente da ABDL.

Confiante no segmento, a ABDL promoveu recentemente (de 09 a 13 de setembro/07), em Teresópolis/RJ, o “5º Salão de Negócios” – o principal evento do país no setor. Na ocasião, estiveram reunidos cerca de 150 representantes de editoras, revendedores e distribuidoras. A organização estima que durante o evento tenham sido movimentados R$ 4 milhões em negócios. “A tendência é que o mercado cresça ainda mais, porque o Brasil comporta, têm bons produtos e muita demanda. Confiamos cada vez mais no vendedor qualificado no seu contato direto com o comprador”, explica o presidente da entidade.

Participaram do evento as principais empresas do país especializadas no comércio direto e também grandes editoras que, atentas ao crescimento do setor, consideram a venda porta a porta como uma alternativa a mais de mercado para a venda do livro.

O encontro contou também com presenças importantes como a da presidente da CBL – Câmera Brasileira do Livro -, Rosely Boschini. “Pude perceber que essa categoria de vendedores de livros porta a porta está cada vez mais unida. É um sonho concretizado! Além do mais, acho que todas as entidades no ramo do livro deveriam copiar esse modelo do Salão de Negócios da ABDL. Uma oportunidade única de reunir amigos, companheiros e acima de tudo, fazer bons negócios”, declarou Rosely.

A ABDL, fundada em 1987 por um grupo de apaixonados pelo livro e pela venda porta a porta, é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em São Paulo (Rua Marquês de Itu, 408) e que tem por objetivo, unir e valorizar os profissionais desse setor. “Muitas vezes nossa força de venda é marginalizada e confundida com vendedores ambulantes de qualquer outro produto, se não, o livro! Precisamos capacitar defender e proteger todos aqueles que se dedicam à difusão do livro no sistema porta a porta”, afirma Torelli.

Segundo a Entidade, são mais de 30 editoras especializadas no segmento e cerca de 30 mil profissionais que continuam batendo de porta em porta com uma pilha de livros, negociando e difundindo o hábito da leitura, principalmente nas periferias das grandes cidades e nas regiões do Brasil onde se verifica menor número de bibliotecas e livrarias.

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