Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 10:33

Ibovespa acompanha recuperação externa e sobe 1,94%

São Paulo- A recuperação dos mercados externos ajudou a Bovespa a encerrar os negócios no dia 13 de junho (terça-feira), em alta, com seu principal índice atingindo o maior patamar de fechamento em três semanas, com investidores ajustando posições para o vencimento de Ibovespa futuro e de opções sobre o índice na quarta-feira.

Em mais um pregão volátil, o Ibovespa subiu 1,94 por cento, a 55.049 pontos, na máxima diária. Na mínima intradia, o índice recuou 0,17 por cento, a 53.906 pontos. O giro financeiro foi de 5,69 bilhões de reais.

"O mercado mais uma vez seguiu o humor das bolsas lá fora. Além disso, também vemos que muitos estrangeiros estão comprados no índice e imaginamos que isso tenda a puxar um pouco o Ibovespa na véspera do vencimento", disse o analista Henrique Klein, da Magliano Corretora.

"Mas o fato é que estamos à deriva dos ventos das notícias. Enquanto não houver posição mais consolidada da União Europeia para salvar o euro, vamos ter muita volatilidade nos mercados."

Segundo o analista técnico Marcelo Salinas, da Estratégia Investimentos, o Ibovespa deve continuar oscilando entre 53 mil pontos e 58 mil pontos, até que o cenário externo esteja mais definido e ajude o índice a encontrar direção, de alta ou baixa.

Após oscilar entre o campo positivo e negativo, os mercados conseguiram engrenar movimento de recuperação mais consistente na segunda etapa do pregão. Em Wall Street, o Dow Jones subiu 1,31 por cento. Já o principal índice dos mercados europeus teve alta de 0,72 por cento.

Os comentários da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, nesta terça-feira ajudaram a acalmar os mercados, ao pedir que autoridades europeias adotem "medidas decisivas" para lidar com a crise financeira da região.

Logo no início dos negócios, a notícia de que os yields dos títulos de 10 anos do governo espanhol atingiram o nível mais alto desde o lançamento do euro trouxe mais preocupação aos mercados, além do rebaixamento de 18 bancos espanhóis pela agência Fitch Ratings.

Na cena corporativa, a ação preferencial da TAM subiu 6,84 por cento, a 44,35 reais, após a oferta de troca de ações com a aérea chilena LAN ter sido adiada em 10 dias, depois que a adesão dos acionistas da companhia brasileira à operação ficou um pouco abaixo do mínimo exigido inicialmente pela LAN.

Dentre as ações mais negociadas, a preferencial da Vale subiu 2,25 por cento, a 37,72 reais, e a da Petrobras avançou 1,14 por cento, a 18,60 reais. OGX teve alta de 0,43 por cento, a 9,43 reais.

Apenas quatro dos 68 ativos que compõem o Ibovespa tiveram queda nesta terça-feira, liderados pela preferencial da Usiminas, que recuou 1,64 por cento, a 7,81 reais.|.Danielle Assalve/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira