Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 10:54

Correlatos conquistam consumidor

Não medicamentos já representam mais de 30% do faturamento total das maiores farmácias e drogarias do país.

Com a alta na renda, o consumidor brasileiro faz decolar a venda dos produtos correlatos nas farmácias e drogarias. De abril de 2011 a março deste ano, a categoria movimentou R$ 7 bilhões nas grandes redes vinculadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), índice 27,3% maior do que o dos 12 meses anteriores. O crescimento foi bem superior ao dos medicamentos no mesmo período (17,3%) e ao do faturamento geral, cuja alta chegou a 20,2%.

Os correlatos, que incluem higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e também produtos como os de primeiros socorros e ortopedia, já representam 31% do total comercializado pelo varejo farmacêutico. “Já temos observado essa tendência nos últimos cinco anos. Com mais dinheiro no bolso, especialmente entre as classes C e D, tinturas, xampus premium e dermocosméticos passam a integrar a lista de exigências do consumidor”, ressalta Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Barreto acredita, porém, que esse número poderia ser até mais significativo, a julgar pelos indicadores apresentados em mercados como Estados Unidos e Inglaterra – onde os não medicamentos ultrapassam 50% das vendas totais, sendo importante elemento de equilíbrio econômico nas margens das redes. “Infelizmente, temos aqui uma acirrada discussão ideológica que visa a proibir a conveniência nas farmácias, o que vai contra o pensamento do consumidor, que busca cada vez mais facilidades na compra e adquirir produtos e serviços em um só lugar”, critica.

Abrafarma -Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 28 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 3.034 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 36% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.[www.abrafarma.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira