Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 09:52

AEA premia melhores trabalhos de Meio Ambiente

Os trabalhos “Pratyko - Veículo Elétrico para Portadores de Necessidades Especiais”, na categoria Responsabilidade Social, “Novas tecnologias e inovações para redução nas emissões de VOC e CO2” (Responsabilidade Ambiental), “The virtual sugarcane biorefinery: a tool for sustainability assessment in the sugarcane production chain” (Acadêmica), “Motores da economia” (Jornalística), “Caminhão de lixo híbrido diesel/hidráulico - redução de 15% no consumo de combustível” (Tecnologias Diesel); e “Nova bronzina com cobertura polimérica para redução de atrito e emissão de CO2” (Tecnologias OTTO) foram os vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2012, em sua 6ª edição, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

O trabalho “Pratyko - Veículo Elétrico para Portadores de Necessidades Especiais” é autoria de Gilberto Mesquita e de Marcio Henrique David, da Proeza Automotiva SA; “Novas tecnologias e inovações para redução nas emissões de VOC e CO2”, de André Luís Sakaguchi Hirose, da Toyota do Brasil; “The virtual sugarcane biorefinery: a tool for sustainability assessment in the sugarcane production chain” foi elaborado por 11 profissionais do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) - Otávio Cavalett, Rubens Maciel Filho, Terezinha F. Cardoso, Marcelo Pereira da Cunha, Antonio Bonomi, Henrique C.J. Franco, Charles Dayan Farias de Jesus, Tassia L. Junqueira, Paulo E. Mantelatto, Mateus Ferreira Chagas e Marina Oliveira de Souza Dias.

Na categoria Jornalística, a reportagem intitulada “Motores da economia” é de autoria de Hairton Ponciano Voz, Carina Mazarotto e Daniel Messeder, da revista AutoEsporte, da Editora Globo; “Caminhão de lixo híbrido diesel/hidráulico - redução de 15% no consumo de combustível”, de Gian Gomes Marques, Lian Iziquierdo e Rodrigo de Oliveira Chaves, da MAN Latin America e por fim “Nova bronzina com cobertura polimérica para redução de atrito e emissão de CO2” foi produzido por Matheus dos Santos Ferreira, Mário Sérgio da Silva Praça, Samantha Uehara e Sandra Matos Cordeiro, da Mahle Metal Leve S.A.

Os prêmios foram entregues durante o 14º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA, no Espaço Villa Noah, em São Paulo (SP), que aconteceu última segunda-feira, 11 de junho, e recebeu cerca de 220 convidados. A 6ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 37 trabalhos, todos julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA.

O objetivo do prêmio, de acordo com Antonio Megale, presidente da AEA, é incentivar cada vez mais os talentos existentes na engenharia automotiva, universidades, imprensa e organizações não-governamentais. “A qualidade e o nível técnico conferido nos trabalhos avaliados surpreenderam nossa diretoria”, diz Megale. Participaram ainda da cerimônia de abertura do evento o Secretário Adjunto Estadual do Meio Ambiente, Rubens Rizeck Junior, e o assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes, Marcio Schettino.

As menções honrosas, na categoria Responsabilidade Social, foram para “Bancos de Sementes Comunitários: estratégia que está resgatando práticas de Solidariedade e Cidadania no Médio Sertão da Paraíba”, de José Dias Campos e José Rego Neto, do Centro de Educação Popular e Formação Social e para “Associação Borda Viva”, por Cristina Gonçalves, Vanessa Castanho e Roseli de Fátima Santos, da Renault do Brasil - Associação Borda Viva.

Na categoria Responsabilidade Ambiental, as menções honrosas foram para “Design for Environment - aplicação Bosch no desenvolvimento de Motores de Partida e Alternadores”, de Jair Pasquini, Rodrigo Peixoto e Eduardo Schulz, da Robert Bosch Ltda e “Nova visão de gestão de resíduos sólidos”, por Victor Francisco Ambrosi, da Fiat Automóveis.

“Synthesis of nanomaterials from unserviceable tires”, de Joner Oliveira Alves, Jorge Alberto Soares Tenório e Yiannis Angelo Levendis, da Aperam South America, Universidade de São Paulo (USP) e Northeastern University e ainda “Camisa de cilindro revestida com filme a base de carbono tipo DLC para redução do consumo de combustível”, desenvolvido por Edney Deschauer Rejowski, Marina Fulser Pillis e Paulo Jose da Rocha Mordente do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – IPEN e Mahle Metal Leve SA foram os trabalhos agraciados com menções honrosas, na categoria Acadêmica.

Na categoria Jornalística, menção para o “Anda e para do trânsito faz carro consumir 39% mais”, do repórter Felipe Nóbrega, da Folha de São Paulo.

Em Tecnologias Diesel, mais dois trabalhos ficaram com menções honrosas e foram eles: “Environmental benefits of using sugarcane diesel on urban bus equiped with Mercedes-Benz OM457LA BLUETEC5 engines”, de Jazon Barros, Anibal Machado, Bernard Pereira e Murilo Padetti, da Mercedes-Benz do Brasil e “Trakker Cursor 9 Etanol-Diesel - O primeiro caminhão etanol-diesel do mundo”, do Fabio Nicora, da Iveco Latin America.

Por fim, na categoria Tecnologias OTTO, foram agraciados os trabalhos “ZF Ecolife - Tecnologia de ponta para ônibus”, de Alexandre Marreco, do Grupo ZF, e “Continental desenvolve bomba de combustível mais robusta e que auxilia no nível de emissões”, de Anderson Citron, da Continental Brasil Indústria Automotiva Ltda.

A banca de jurados foi composta por Alfredo Castelli [coordenador da Comissão Julgadora e diretor de eventos da AEA], Claudia Andreatini [professora e assessora da Vice-Reitoria de Graduação da UNIP], Cledorvino Belini [presidente da Anfavea], Flávia Xavier [analista ambiental do IBAMA], Kalus Acerbi [coordenador do Grupo de Emissões do Sindipeças], Koichiro Matsuo [jornalista e diretor da Textofinal, assessoria de imprensa da AEA], Milton Frata [diretor de Relações Governamentais da AEA], Nilton Monteiro [diretor técnico executivo da AEA], Pablo Teruel [assessor da Diretoria da Anfavea], Paulo Macedo [coordenador de Resíduos e Emissões do IBAMA] e Vanderlei Borsari [gerente de Transporte Sustentável e Emissão Veicular da Cetesb].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira