Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 10:05

ABA lança Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), através de Claudia Pires, presidente do Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade, lançou no dia 13 de junho (quarta-feira), o “Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável”, durante o III Fórum Internacional Marketing in Rio, realizado no Rio de Janeiro.

O Guia é uma recomendação da entidade com o objetivo de fornecer orientações aos anunciantes em suas práticas para uma comunicação responsável do ponto de vista da sustentabilidade. A ideia de elaborá-lo surgiu da necessidade de amadurecimento em relação às práticas da sustentabilidade aplicadas aos processos de comunicação, buscando também aprimorar a transparência e o diálogo com os públicos de relacionamento.

O Guia oferece recomendações para que anunciantes e profissionais de marketing (e comunicação) adotem nas ações de comunicação uma postura ética e atitudes responsáveis respondendo ao interesse cada vez maior dos consumidores e fazendo frente ao posicionamento cada vez mais crítico de setores da sociedade civil organizada.

Outra finalidade importante do Guia é incentivar esses profissionais a assumirem uma função educativa, exercendo seu poder de influência na cadeia da qual participa, e ajudando a instruir os consumidores sobre a importância do tema e o conceito de sustentabilidade.

Foram elaboradas sete diretrizes com a proposta de nortear as ações das organizações no que se refere à incorporação da sustentabilidade nos processos e práticas de comunicação corporativa. Elas foram inspiradas em textos semelhantes de outras entidades de anunciantes, como a francesa UDA, e trabalhos relevantes sobre o tema desenvolvidos pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Futerra e SustentaX, entre outros.

O projeto final atende ainda às recentes recomendações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que apresenta uma nova visão de corresponsabilidade da publicidade na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes.

Com esta publicação, a ABA não pretende esgotar o assunto, mas sim contribuir para a reflexão e a construção de uma agenda positiva sobre o tema, além de trazer exemplos de boas práticas a serem implementadas pelas empresas no seu dia a dia. Além disso, outras iniciativas estão sendo planejadas pelo Comitê de Sustentabilidade e serão efetivadas ainda no segundo semestre de 2012.

Durante o VI Fórum ABA de Sustentabilidade será divulgada uma versão do Guia com a incorporação de exemplos práticos do que é comunicação sustentável e, até o final de 2012, seguindo o modelo do que foi feito na França, será divulgada carta compromisso de um alentado grupo de grandes empresas que se comprometem a seguir as recomendações do Guia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira