Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 10:43

Tolmasquim afirma que participação de energia alternativa na matriz brasileira deverá dobrar em dez anos

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou no dia 13 de junho (quarta-feira), durante a conferência “O futuro sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e erradicação da pobreza”, promovida pela Coppe/UFRJ, que participação de energia alternativa na matriz energética brasileira passará de 8% para 16% nos próximos dez anos. Ele destacou principalmente o aumento do uso da energia solar, que nos próximos cinco anos deverá ter seu custo reduzido em 50%, em função de medidas de incentivo.

“A matriz energética do Brasil é um exemplo para o mundo. O país lança apenas 0,3% de gases de efeito estufa na atmosfera”, disse ele.

Tolmasquim participou do painel “Hidrelétricas, eólicas e alternativas”, ao lado do diretor geral da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, do professor Alexandre Szklo e do jornalista Washington Novaes. Pinguelli mostrou um comparativo entre os diversos tipos de fontes de energia, com seus prós e contras, desde custo até impactos ambientais e sociais. Segundo ele, é papel da Coppe participar de um debate tão importante para o futuro do país, que busca alternativas cada vez mais limpas para a sua matriz.

“O custo da energia no Brasil ainda é muito alto. No momento que debatemos outras alternativas, podemos chegar a opções mais eficazes”, afirmou.

A Coppe vem trabalhando em diversos estudos e projetos que ajudem o país no caminho da sustentabilidade. Um bom exemplo é a usina de ondas do Pecém, no Ceará, primeira usina do gênero na América Latina, que gera energia através das ondas do mar. Um projeto desenvolvido pela Coppe/UFRJ, financiado pela Tractebel Energia AS e apoiado pelo Governo do Ceará.

Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen, a energia dos oceanos pode cobrir todo o potencial da energia elétrica do mundo.

“Hoje, a energia das marés na França e na Coreia é altamente competitiva com a eólica e a hidrelétrica. E essa fonte não gera gás de efeito estufa.

Trinta países estão nessa corrida quase invisível pelo domínio da tecnologia. O Brasil tem capacidade de liderar e a Coppe está neste processo", ressaltou.

O professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, Alexandre Szklo, apresentou um estudo, que permite avaliar, através de um modelo acadêmico, as diferentes fontes energéticas disponíveis em uma localidade e, a partir desta análise, projetar a possibilidade de que elas sejam utilizadas de forma integrada.

"A integração é importante para o futuro sustentável do Brasil. Por exemplo, em uma área com potencial para uso da energia solar, pode também ter uma hidrelétrica. Não é razoável que, diante do nosso potencial energético, os investimentos sejam feitos em um único tipo de energia”, destacou o pesquisador.

No dia 14 de junho (quinta-feira), haverá nova conferência no auditório da Coppe/ UFRJ. Desta vez, o tema será “Cidades sustentáveis e a erradicação da pobreza”. O presidente da Rede Nacional de Mobilização Social (Coep), André Spitz, e a professora titular do Departamento de Geografia da USP , Ana Fani Alessandri Carlos, são os convidados para os painel sobre erradicação da pobreza. Participam ainda o coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP ), Gonçalo Guimarães, e o coordenador do Centro de Tecnológico da UFRJ, Sidney Lianza.

No painel “Água de mais e água de menos”, os pesquisadores da Coppe/UFRJ debatem um dos temas mais polêmicos da atualidade: a água. Destaque para a presença do diretor do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, que irá debater o tema com os professores da Coppe Paulo Canedo , Márcia Dezotti e Willy Lacerda.

A Coppe/UFRJ também está com uma exposição no Parque dos Atletas apresentando 14 tecnologias voltadas para sustentabilidade e erradicação da pobreza. O evento é promovido em parceria com as empresas Tractebel Energia S.A, Eletrobras Furnas, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton. [ Programação completa do evento no hotsite www.coppenario20.coppe.ufrj.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira