Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 10:56

Mercado de franquias é estratégico para Itaú Empresas

Equipe focada nas necessidades específicas do segmento e soluções financeiras voltadas para esse tipo de negócio estão entre os diferenciais do banco. Com o intuito de se aproximar ainda mais de franqueados e franqueadores, instituição marca presença na ABF Franchising Expo pelo 3º ano consecutivo.

São Paulo - Ciente da relevância do setor de franquias para a economia do país - é responsável pela geração de mais de 830 mil empregos diretos - e do potencial de crescimento das redes de franchising - que somente em 2011 somaram faturamento de R$ 88,85 bilhões -, o Itaú intensifica sua aproximação com o setor. O Itaú Empresas, área do banco responsável pelo atendimento de pequenas e médias empresas, mantém equipe focada em desenvolver soluções financeiras específicas para esse tipo de negócio. A área está empenhada em oferecer ao mercado de franquias, que no ano passado cresceu 16,9% segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ferramentas de gestão que fomentem o seu crescimento sustentável e facilitem a troca de informações entre franqueado e franqueador.

Pensando nisso o Banco criou o Compror Franquias, ferramenta de gestão desenvolvida especialmente para franqueados que concentram suas compras no franqueador. O serviço, disponível desde 2010, oferece mais flexibilidade e agilidade no pagamento das mercadorias, e também possibilita o gerenciamento dos recebimentos pelo franqueador proporcionando mais segurança e transparência no relacionamento entre franqueados e franqueadores. E para franqueadores que necessitam de empréstimos para formar estoque e gerenciar o fluxo de caixa, o Itaú destaca o Capital de Giro e Conta Garantida com garantia dos pagamentos de royalties, além das garantias de cheques e duplicatas.

Ainda para o mercado de franquias, o Itaú Empresas oferece um programa de parcerias aos franqueadores que permite a instituição analisar, de forma diferenciada, os critérios para concessão de crédito às franquias recém constituídas. Essa análise diferenciada possibilita mais rapidez e taxas competitivas, já que o bom desempenho do franqueador e da rede é considerado como um dos indicadores da saúde financeira do novo empreendimento. “Segundo dados do Sebrae, o índice de mortalidade de franquias é quatro vezes menor nos primeiros três anos na comparação com negócios tradicionais. Não podemos deixar de levar esses dados em consideração no momento de conceder crédito”, Carlos Eduardo Maccariello, diretor de produtos do Itaú Empresas.

E essa estratégia vem dando resultado. O Itaú registrou crescimento de mais de 50% na base de clientes no ano de 2011 e 60% dos franqueadores já aderiram ao programa de parcerias. Os destaques ficam por conta das franquias que atuam no setor calçadista, vestuário, alimentação, varejo e educação. “Também devem apresentar forte crescimento as franquias que atuam nos setores de turismo, escolas de profissionalização e capacitação de profissionais da construção civil. Estamos preparados para atendê-los”, afirma Maccariello.

O Itaú também oferece o Gerenciador de Vendas com Cartões que permite ao franqueado visualizar os valores recebidos e a receber por bandeira, empresa credenciadora e função débito ou crédito. O gerenciador também facilita e agiliza a antecipação de recebíveis de cartão. O banco oferece ainda serviços de Cobrança e Pagamentos, que ajudam o franqueado na gestão financeira do negócio.

Paralelamente, a instituição também realiza ações de relacionamento para se aproximar dos empresários do setor. Agora, prepara ações para a 21ª ABF Franchising Expo, que acontece de 13 a 16 de junho. Durante os quatro dias da feira, o Itaú marcará presença com estande onde será possível trocar experiências, percepções e dúvidas com especialistas e gerentes do banco. Os profissionais abordarão as especificidades de gestão financeira para esse tipo de negócios e as ferramentas e soluções disponíveis para facilitar a rotina tanto de franqueados como de franqueadores.

“A melhor maneira de aprimorar os serviços e produtos financeiros que o Itaú Empresas oferece aos empresários desse segmento, sejam franqueados ou franqueadores, é o contato direto com quem toca o negócio. Precisamos entender com profundidade as demandas específicas do setor de franquias e, por isso, a participação da instituição na feira é estratégica”, conclui Maccariello.

O Itaú Unibanco é o maior conglomerado financeiro da América Latina e está entre os 10 maiores bancos do mundo em valor de mercado e, entre eles, é a instituição com maior ROE (retorno sobre o patrimônio). Fruto da fusão entre duas grandes instituições financeiras, o banco consolidou sua liderança como banco especialista no mercado de pequenas e médias empresas, buscando identificar as melhores soluções financeiras para necessidades específicas de seus clientes.

Além disto, o Itaú se estruturou para ser um grande parceiro de negócios de seus clientes, buscando orientá-lo de acordo com as necessidades do dia a dia e abordando temas que agreguem valor e efetivamente contribuam para a melhoria do desempenho financeiro dos negócios. Esse papel se traduz, dentre outras iniciativas, na realização de uma série de eventos voltados ao empresário nos quais são abordados temas como educação e gestão financeira, segurança e agilidade nos processos, tecnologia, gestão de mudanças e cenário macroeconômico.

Somente em 2010, foram realizados 21 encontros desse tipo em 15 cidades, impactando cerca de 20 mil clientes. Em 2011, o Seminário Itaú Empresas passou por Florianópolis, Manaus, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Campo Grande e Vitória, atingindo quase quatro mil pessoas. A realização da série de 12 seminários sobre os impactos econômicos da Copa do Mundo da FIFA 2014 faz parte desse posicionamento.

O Itaú também está presente nos principais eventos e feiras de diferentes setores da economia para se aproximar dos empresários e entender as necessidades específicas de cada setor, além de levar informações sobre o cenário macroeconômico e sobre gestão financeira para o público presente nos eventos por meio de palestras. Em 2012, o Itaú Empresas já marcou presença no Fórum Panrotas e na Feira Hospitalar (saúde), e estará presente na ABF Expo (franquias), na ABAD (alimentos), no Seminário NTU (veículos), no FETRANSRIO (veículos), na Convenção ABF (franquias) e no Rio Fashion Business (vestuário e calçadista).

.[21ª ABF Franchising Expo, até o dia 16 de junho (sábado) ,das 13h às 21h; sábado de 12h às 18h, na Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP.Ingresso: R$ 50,00 |www.abfexpo.com.br] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira