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14/06/2012 - 10:56

O essencial do Híbrido Diesel – HYbrid4


Uma tecnologia inédita para um carro sem limites.

O HYbrid4 ou a exigência ambiental: a associação virtuosa do diesel e do elétrico, dotada de uma arquitetura inovadora e inédita.

Desempenho: uma cadeia de tração HYbrid4 diesel com 200 cv de potência, full hybrid, dotada de quatro rodas motrizes|. Motor térmico (163 cv, 2.0 l HDi FAP) na frente e motor elétrico atrás (37 cv).

Conforto e comodidade: opção entre 4 modos de condução-Respeito ao meio ambiente: um grande avanço em termos de consumo e de emissões de CO2, com desempenhos idênticos em termos de potência: .45% de consumo de combustível comparado com um motor a gasolina com a mesma potência e... |.35% de consumo de combustível comparado com um motor a diesel com a mesma potência. |.Emissões de CO2 de 99g a 109g (até 30% em ciclo urbano em relação a uma motorização a Diesel com a mesma potência).

Diferencial: desempenho acústico de altíssimo nível, um silêncio notável (modo ZEV – elétrico): Produção em série-Os veículos equipados com a tecnologia HYbrid4 são produzidos em diferentes unidades industriais do Grupo PSA Peugeot Citroën:.3008 HYbrid4 e DS5 Hybrid4 em Sochaux| .508 sedã HYbrid4 e 508 RXH em Rennes |.O motor HDi FAP 2.0 163 cv produzido em Trémery|.O câmbio automatizado MCP produzido em Valenciennes|.O eixo traseiro multibraços produzido em Mulhouse.

Pesquisa & Desenvolvimento: 500 milhões de € de investimentos |.300 patentes registradas para o primeiro híbrido diesel do mundo|. 1.500 engenheiros e técnicos envolvidos |.5 milhões de km percorridos para validar a tecnologia.

Datas de comercialização dos veículos equipados com o sistema híbrido diesel HYbrid4 na Europa:. 3008 HYbrid4: fevereiro de 2012|.508 RXH: março de 2012|.DS5 HYbrid4: março de 2012|.508 sedã HYbrid4: verão europeu de 2012.

Objetivos de venda na Europa: 40.000/ano a partir de 2013.:Uma inovação em estreia mundial, aclamada e saudada na Europa:. Alemanha: Prêmio Paul Pietsch, concedido pelo grupo Motor Press em janeiro de 2012|. Alemanha: « Goldenes Lenkrad » (Volante de Ouro, na categoria Meio Ambiente), Auto Bild Allrad prêmio da redação Goodyear Innovation Award 2011|. Alemanha: Öko Globe 2011 categoria « Carro de série com energia sustentável |. Inglaterra: Best Eco Car of 2011, concedido pela Diesel Car Magazine |.Inglaterra: prêmio Family Car of the|. Year, concedido pelo TOP GEAR| .Áustria: ARBÖ-Umweltpreis 2011| .França: Prêmio Recherche & Innovation Auto Environnement MAAF 2011 |.França: troféu « Carro Verde » concedido pelo Argus 2011 |.Itália: Motor Média TV Miglior Innovazione Tecnologica.

Estratégia tecnológica.: A hibridação no centro da estratégia tecnológica da PSA Peugeot Citroën-Essa estreia mundial coloca a PSA Peugeot Citroën na posição de precursor do híbrido diesel, dotado de um ambicioso programa de desenvolvimento da hibridação.

Graças às tecnologias híbridas, o Grupo deverá ser capaz de satisfazer as exigências regulamentares relativas às emissões de CO2 e manter sua liderança ambiental.

A recente assinatura da joint venture com a BMW – BMW Peugeot Citroën Electrification – contribuirá para fazer do Grupo PSA um líder europeu no campo dos componentes para veículos híbridos.

Tirar proveito do melhor know-how: uma inovação em estreia mundial

A tecnologia HYbrid4 repousa na utilização conjunta das melhores tecnologias dominadas pelos engenheiros da PSA: motor térmico, motor elétrico, Stop & Start de segunda geração e câmbio manual sequencial automatizado.

Pioneiro das tecnologias « verdes », o HYbrid4 pretende se tornar um padrão europeu, a exemplo do FAP e do e-HDi.

A próxima geração: o « plug-in » híbrido ou híbrido recarregável.

A confirmação da subida de gama-Ao equipar modelos de série (3008, 508,...), a tecnologia HYbrid4 contribui para a subida de gama dos veículos do Grupo PSA Peugeot Citroën, oferecendo:

Desempenhos de alto nível associados a um comportamento na estrada de primeira categoria.

A simplicidade de utilização, com a possibilidade de escolher entre quatro modos de condução: Auto, ZEV (Zero Emission Vehicle), 4WD (tração nas quatro rodas), Sport.

O funcionamento silencioso, com a possibilidade de circular unicamente em modo elétrico.

A serenidade proporcionada pela segurança resultante da tração integral.

O respeito ao meio ambiente com emissões a partir de 99 g/km de CO2.

Um consumo reduzido de combustível: -35% em comparação com um diesel de mesma potência.

O Híbrido Diesel – Hybrid4.: A associação virtuosa do diesel e do elétrico, dotada de uma arquitetura inovadora: A PSA Peugeot Citroën já desenvolve tecnologias híbridas há muitos anos-Pioneiro nessa área, o Grupo PSA disponibiliza desde 2004 a tecnologia Stop & Start nos modelos Citroën C2 e C3. Primeiro nível de hibridação dos veículos com motor térmico, essa tecnologia adquire pleno sentido em meio urbano, onde as paradas frequentes (cerca de 30% do tempo), com uma duração média de 15 segundos, acarretam desperdícios inúteis. Com a função Stop & Start é possível desligar o motor quando o veículo está parado e voltar a acioná-lo automaticamente quando o condutor acelera, reduzindo o consumo e as emissões de CO2. A PSA Peugeot Citroën complementa sua oferta e vem lançando, em estreia mundial, uma nova tecnologia inovadora no campo da hibridação:

A tecnologia híbrido diesel – Hybrid4.: A linha que norteou as escolhas técnicas da tecnologia híbrida consistiu em:1. Tirar o melhor proveito do know-how e dos componentes já existentes, optando por uma evolução coerente e eficiente.

A escolha de um motor HDi FAP firmou-se rapidamente como a solução técnica mais eficiente e coerente devido às seguintes razões: o motor HDi FAP corresponde às expectativas da clientela europeia, visto que o diesel representa uma parte importante dos volumes vendidos .

A PSA Peugeot Citroën possui um know-how reconhecido no campo dos motores a diesel com tecnologia HDi e equipados com um FAP.

Os motores a diesel HDi FAP têm um desempenho termodinâmico superior ao dos motores a gasolina, com consumos de combustível inferiores em cerca de 30% para uma cilindrada equivalente.

Ele é a resposta para a busca do melhor rendimento, com um consumo tão baixo quanto possível (preservação dos recursos energéticos) e as menores emissões de CO2 possíveis (controle do efeito estufa).

Quanto à parte « elétrica », a PSA Peugeot Citroën tem a vantagem de dispor de um know-how histórico em matéria de carros elétricos. Ainda hoje o 106 Electric, comercializado entre 1995 e 2003, é o carro « zero emissão » mais vendido no mundo. Depois dele vieram veículos 100% elétricos de última geração: os Peugeot iOn e Citroën C-ZERO lançados no final de 2010. Com uma participação no mercado de 30%, a PSA Peugeot Citroën lidera o segmento de carros elétricos na Europa.

Finalmente, o câmbio manual automatizado de 6 marchas que equipa desde 2008 os veículos da Peugeot e da Citroën, foi naturalmente escolhido para acompanhar o bloco térmico em função de sua capacidade de gestão do automatismo e de otimização do consumo de combustível (um câmbio automático teria prejudicado o balanço de CO2).

Da mesma forma, o sistema Stop & Start (STT) resulta do conhecimento do Grupo PSA sobre essa questão (Citroën C2 e C3). A nova geração desse sistema equipa, na Europa, uma grande parte dos veículos da Peugeot e da Citroën desde 2011.

2. A escolha técnica de uma arquitetura paralela-Os veículos híbridos HYbrid4 são movidos por dois motores que podem funcionar de modo alternado ou simultâneo: o motor térmico é ideal para trajetos em estradas e auto-estradas ou fora dos centros urbanos. É o que melhor corresponde às expectativas dos clientes em termos de prazer ao volante e segurança, ao mesmo tempo em que garante a mobilidade de qualquer veículo.

O motor elétrico substitui o térmico em suas fases de menor rendimento: nas partidas, nas fases de menor velocidade (menos de 55 km/h). Isso corresponde justamente às utilizações mais pertinentes, ou seja, em condições urbanas.

Os dois motores podem somar-se um ao outro em determinadas condições de circulação (efeito « boost » nas acelerações mais fortes, como por exemplo nas ultrapassagens...).

O rendimento dos veículos híbridos é comparável àquele obtido com um motor térmico único de maior cilindrada. Ao mesmo tempo, ele se diferencia pelas reduções obtidas em matéria de consumo e de emissões de CO2 (cerca de menos 35% em ciclo misto e com desempenho equivalente).

Essas duas escolhas fundamentais (tirar proveito do know-how do Grupo PSA no campo dos motores HDi e elétricos e a escolha de uma arquitetura paralela) permitiram optar por uma arquitetura inovadora e inédita: 2 motores, sendo um motor térmico situado sob o capô dianteiro e o outro elétrico, situado na parte traseira do veículo.

3. Um motor elétrico na parte traseira do veículo - Tecnicamente, o motor térmico, alojado debaixo do capô dianteiro, vai movimentar as rodas dianteiras enquanto o motor elétrico (situado na altura do eixo traseiro) aciona as rodas traseiras.

Essa implantação original possibilita a motricidade das quatro rodas. Além disso, todo o conjunto é gerenciado eletronicamente « by wire », preservando assim a habitabilidade e o estilo interno (o que evita os inconvenientes de uma « ligação clássica » de 4x4 que também contribui para aumentar o consumo).

Tal implantação também permite instalar com maior facilidade essa tecnologia em veículos diferentes com plataformas diferentes, de forma a futuramente desenvolver o híbrido em toda a linha.

Essa tecnologia bastante inovadora constitui um verdadeiro avanço em termos de redução de consumo e de emissões de CO2 – 99g a 109g de CO2 dependendo do modelo (de cerca 35% a menos em ciclo misto).

Os modelos Peugeot 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e o Citroën DS5 HYbrid4 possuem um modo ZEV, zero emissão, que reduz radicalmente o consumo urbano. Durante essas fases de funcionamento em modo exclusivamente elétrico, o veículo não consome, não emite CO2 e funciona em silêncio absoluto, um silêncio « mágico ».

Essa tecnologia proporciona desempenhos de alto nível: um motor térmico 2.0 HDi FAP 120 kW/163 cv + um motor elétrico de 27kW/37 cv, ou seja, uma potência total potencial de 147 kW (200cv).

O torque máximo é de 300 Nm (30,6 Kgfm) na frente e de 200 Nm (20,4 Kgfm) atrás. O efeito « boost » nas fases de fortes acelerações.

Tração integral, oferecendo capacidades de um veículo « todo terreno » equivalentes às de um SUV padrão, proporcionando segurança e serenidade.

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