Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2012 - 08:51

Refinaria da Petrobras comemora 35 anos de atividades no Paraná


A Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Repar, localizada na cidade de Araucária (PR), comemorou, recentemente, 35 anos de atividades.

A Repar começou a ser construída em 1973 e entrou em operação em 27 de maio de 1977. Já no final da década de 70, a Unidade processava 24 milhões de litros de petróleo por dia. Na década de 80, a refinaria ampliou suas áreas verdes e instalou estações de medição da qualidade do ar, marcando a responsabilidade ambiental que até hoje norteia suas ações.

Hoje, é responsável por cerca de 12% da produção nacional de derivados do petróleo, com capacidade para processar 32 milhões de litros por dia. Seus produtos abastecem os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além da região sul de São Paulo. Cerca de 15% completam o abastecimento de outras regiões ou são exportados.

A Refinaria está interligada a dois terminais marítimos e três oleodutos. Pelo Terminal Marítimo de São Francisco do Sul, situado no litoral catarinense, com capacidade de transporte de até 1.500 m3 de petróleo/hora, a refinaria recebe petróleos nacionais e importados. Já o Terminal Marítimo e Oleoduto de Distribuição de Derivados de Paranaguá, no litoral paranaense, exerce o papel de terminal regulador, deslocando excedentes de derivados de petróleo produzidos pela Repar para outras regiões do País e exportando-os para países da África, da América Latina e para os Estados Unidos. Além disso, esse Terminal complementa as necessidades de outros produtos na região, através da importação, via cabotagem, principalmente de gás de cozinha e óleo diesel.

Investimentos -Os investimentos realizados entre 2006 e 2012 na modernização da Repar fazem parte de um programa da Companhia para manter-se competitiva no mercado internacional de derivados de petróleo e adequar-se às futuras fases da legislação ambiental.

Até o final do ano, serão concluídas 19 novas unidades que produzem coque de petróleo, gasolina e diesel, gás de cozinha, propeno e hexano, além de aumentar em 10% a capacidade de produção da Refinaria. As novas unidades também garantem um sensível ganho ambiental – com a redução do teor de enxofre do diesel e da gasolina para 50 ppm – e de qualidade.

São investimentos que reforçam a política da Petrobras, de uma Companhia integrada de energia, que combina modernas técnicas de administração e tecnologias de prospecção e processamento de petróleo com rigorosos padrões de segurança.

Contribuição para a Comunidade -A Repar promove benefícios socioeconômicos para toda a região do Paraná e sua área de influência. A Refinaria gera impostos, que podem ser aplicados para toda a região. Recentemente, a Petrobras (Repar) foi reconhecida como de maior contribuinte de ICMS do estado do Paraná, no ranking das 100 maiores empresas contribuintes do estado. A Refinaria gerou, no último ano, 2.339.457.202,11 de ICMS para o estado.

A produção industrial do Paraná registrou um crescimento de 15% em março, com destaque para as atividades de produção gasolina e diesel, automóveis e edição e impressão. Em relação ao recolhimento de tributos municipais, a Repar contribuiu, entre 2002 e 2011, com R$ 195,8 milhões para a cidade de Araucária.

Além dos impostos gerados pela produção, a Repar também contribui para o desenvolvimento de projetos sociais para a comunidade local e regional, de forma alinhada às políticas e programas corporativos de Responsabilidade Social da Petrobras. São projetos que vão desde a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, até o incentivo à geração de emprego e renda e às atividades de inclusão social.

Parte desses projetos são oriundos da Seleção Pública Regional Integração Petrobras Comunidades, que incentiva que instituições que atuam na área do entorno das unidades da Petrobras estruturem projetos sociais alinhados ao Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Em 2009, foram selecionados 11 projetos, sendo que seis foram renovados até 2012. Outros projetos, que estão em fase de seleção, serão patrocinados até 2014.

Outro projeto importante é o Programa de Criança, que visa o acompanhamento de 200 crianças, as quais recebem reforço escolar e participam de atividades esportivas e culturais a partir de pareceria entre Petrobras e Sesi, na linha de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A meta para 2013 é dobrar o número de crianças inseridas no projeto.

Além disso, a Repar participa historicamente de projetos sociais voltados à educação. Um exemplo é o projeto Ler e Pensar, implantado recentemente em Araucária. O projeto capacita professores e beneficia alunos da rede municipal e estadual, por meio da parceria com a prefeitura e as secretarias municipal e estadual de Educação.

Iniciativas de qualificação profissional para mão de obra região, por meio de convênios com Prefeitura, Senai, Fiep e Sesi também mudam o cenário da região. Nos últimos anos foram mais de oito mil trabalhadores da região capacita

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira