Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2012 - 09:34

ABEEólica e Correios lançam selo comemorativo de energia eólica


Novo selo será lançado durante a Rio+20, importante conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que será organizada no Rio de Janeiro, bem como em eventos simultâneos realizados em outros estados.

A energia eólica vem conquistando crescente importância na matriz elétrica brasileira. Atualmente com 1,5 MW de capacidade instalada e um potencial de 300 GW, o País desponta como um dos principais polos eólicos de investimento no mundo.

Em reflexo ao crescimento e à consolidação da energia eólica no Brasil, o Ministério das Comunicações e os Correios, em parceria com a ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, lançam no próximo dia 15 de junho, um selo comemorativo em homenagem à essa fonte de energia limpa e renovável. A data escolhida também marca o Dia Global do Vento (Global Wind Day), celebrada mundialmente e para a qual a instituição possui um calendário de ações comemorativas.

Os Correios realizarão uma solenidade no Rio de Janeiro para promover o lançamento do novo selo durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia ocorrerá no estande dos Correios, neste dia 15, às 15h, localizado no Rio Centro, Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, em cerimônia conduzida pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, com a participação da vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABEEólica, Laura Porto. O selo comemorativo também será lançado em solenidades simultâneas em outros estados da federação durante eventos relacionados ao tema ou cerimônias independentes realizadas pelos órgãos governamentais competentes em parceria à ABEEólica.

Para a presidente executiva da ABEEólica, a criação do selo demonstra a relevância que a energia eólica vem adquirindo frente ao crescente interesse em energia limpa e renovável no Brasil. “Com o novo selo será possível propagar, por meio de sua imagem e legenda, a grandiosidade dessa fonte de energia gerada a partir das forças dos ventos, limpa, renovável, harmônica com outras atividades econômicas, geradora de empregos e com baixíssimo impacto ambiental”, destaca Elbia.

“Os Correios orgulham-se em lançar este selo justamente no momento em que o governo brasileiro anuncia o financiamento da construção de cinco parques eólicos, que irão gerar receita e empregos para as comunidades locais. Retratar nossa energia eólica, reconhecida como a mais barata do mundo, é atuar em prol do desenvolvimento sustentável do Brasil”, ressalta Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios.

Com tiragem de 300.000 exemplares, o novo selo de energia eólica, idealizado pela artista Adriana Shibata, traz, ao fundo, uma representação estilizada de Éolo, deus dos ventos na mitologia grega, cujo sopro movimenta os diversos aerogeradores posicionados em um campo verde, representando o meio ambiente preservado. No canto superior direito, como parte do céu, está posicionada a logomarca do Mercosul.

“O selo traduz muito bem os princípios da energia eólica, que tem a força dos ventos como fator fundamental para a geração de energia e também o respeito à sociedade e ao meio ambiente”, afirma Elbia.

ABEEólica -Para garantir o desenvolvimento eólico nacional, a ABEEólica incentiva a garantia de viabilização dos projetos de longo prazo a fim de estimular a expansão anual da geração eólica, o financiamento acessível com garantias adequadas ao tipo de negócio e as políticas ambientais alinhadas aos benefícios que a energia eólica proporciona ao meio ambiente.

Com um total de 94 empresas associadas, a ABEEólica é presidida por Otavio Silveira, com Lauro Fiúza Junior, Ricardo de Maya Simões, Paulo Celso Guerra Lage, Laura Fonseca Porto, Pedro Figueiredo Cavalcanti, Renato Amaral, Rosana Rodrigues dos Santos e Eduardo Leonetti Lopes na vice-presidência. Elbia Melo é presidente executiva e Pedro Perrelli é o diretor executivo. No Conselho Fiscal estão Flavio Nusbaum e Roberto José da Silva (Tomé Equipamento e Transportes), Luiz Fernando Cordeiro e Gerge Herwig (EPP Renováveis) e Arthur Pereira e Rodrigo Lorenzo (Siemens LTDA). Completando o quadro, a associação é formada ainda pelos Conselheiros, Afonso Carlos Brumn Aguilar (Alubar Energia), Charles Messias Buldrini Filogonio (Andarade Gutierrez), Armando Leite Mendes de Abreu (Braselco Serviços de Consultoria e participações), Fabio Makhoul ( Contour Global Brasil), Marcio Severi (CPFL Renováveis), Ronaldo dos Santos Custódio (Eletrosul Centrais Elétricas), Luis Enrique Pscarmona (Energimp), Ricardo Perez Botelho (Energisa), Edgard Corrochano (Gamesa), Hernan Saavedra Herrera (GE Energy), Fernando Chein Muniz (Odebrecht Energia), Marcelo Hutschinski ( Vestas do Brasil Energia Eólica), Roberto Miranda (Alstom), Roberto Carlos Araujo (MPX Energia), Sergio Abranches ( Pacific Hydro) e Marcelo Leite Marder (Atlantic Energias Renováveis).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira