Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2012 - 09:57

Governador Tarso Genro inaugura Complexo Eólico da Eletrosul no Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o diretor de Geração da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, e a diretoria executiva da estatal, oficializam, na manhã do dia 16 de junho (sábado), a entrega do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant´Ana do Livramento. A data foi escolhida em razão da proximidade com a comemoração do Dia Mundial do Vento – 15 de junho – e por coincidir com a realização da Rio +20, quando o mundo todo estará discutindo a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, o que inclui a ampliação da participação de fontes limpas na matriz energética.

A Eletrosul tem feito sua parte. O Complexo Eólico Cerro Chato – marco do retorno da estatal à geração– simboliza o início da expansão da produção de energia a partir da força dos ventos. A empresa está investindo no potencial eólico do extremo Sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com Uruguai.

Cerro Chato foi o primeiro empreendimento do leilão exclusivo de fonte eólica a entrar em operação. Os primeiros aerogeradores do Complexo Eólico Cerro Chato começaram a operar em maio de 2011 – uma antecipação de 14 meses em relação ao prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A geração para este ano deverá ser de 300 gigawatts-hora (GWh).

A Eletrosul tem sido uma das protagonistas do crescimento da energia eólica no Brasil. A empresa, junto de parceiros estratégicos, investiu e está investindo mais de R$ 2,1 bilhões na construção de quatro grandes complexos eólicos cuja capacidade instalada – 570 megawatts (MW) - representa 37% da geração eólica atual do Brasil.

Próximo aos parques de Cerro Chato, a Eletrosul e parceiros estão construindo um segundo complexo - o de Livramento. São mais 78 MW de capacidade de geração, que deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2013: um ano antes do prazo estipulado pela Aneel. Outros dois complexos serão construídos em Santa Vitória do Palmar e Chuí, no litoral Sul do Rio Grande do Sul que, juntos, irão gerar 402 MW. Os três novos complexos produzirão energia suficiente para atender o consumo de aproximadamente 3,2 milhões de pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira