Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2012 - 08:25

Essor Seguros inicia operação no Brasil

Seguradora nasce de uma parceria de dois grupos franceses que atuam no mercado segurador internacional.

Criada em 25 de outubro de 2011, a Essor Seguros S.A. acaba de obter a aprovação definitiva da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e está apta a iniciar suas operações no Brasil. Com o objetivo de atender uma demanda do mercado de construção civil brasileiro, a Essor apresenta um portfólio de produtos diferenciados e inovadores capazes de impulsionar esse setor. Inicialmente, a seguradora comercializará produtos de Garantia e Patrimonial, com a meta de elevar a qualidade do mercado de construção civil e fornecer mais proteção ao consumidor brasileiro.

Fruto de uma parceria - joint-venture - entre dois grupos franceses atuantes no mercado segurador, liderada pela Mutuelle des Architectes Français Assurances (MAF) e com suporte técnico do Grupo SCOR Global P&C SE, a Essor está sediada no Rio de Janeiro e foi desenvolvida para ser uma empresa com atuação e investimentos essencialmente focados no mercado brasileiro. A seguradora traz para o Brasil produtos nunca desenvolvidos e comercializados no mercado nacional.

“A companhia chegou ao Brasil com o firme propósito de garantir ao consumidor as conclusões das obras de construção civil, em ritmo acelerado no país, e ajudar a aprimorar a qualidade técnica das construções no Brasil”, explica Fábio Pinho, diretor-executivo da Essor.

No final de junho, a seguradora lançará o Seguro Garantia de Entrega de Obra e o Seguro Garantia de Danos Estruturais, para o segmento residencial. São produtos que preservam o mercado de construção civil residencial em situações de inadimplência do construtor, durante a execução do empreendimento ou pelo período de cinco anos posteriores à conclusão da obra, no que se refere a possíveis danos estruturais. Um grande evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, que idealizou o produto, comercializado com exclusividade pela Essor Seguros, será apresentado em Belo Horizonte para os segmentos de seguros e da construção civil.

Fábio Pinho explica que o Seguro Garantia de Entrega de Obra assegura a execução do empreendimento e a entrega do imóvel residencial ao consumidor, quando for identificada a ausência do incorporador/construtor.

O Seguro Garantia de Entrega de Obra foi concebido para proteger o consumidor contra a inadimplência do construtor; garantir a entrega do empreendimento ou ressarcimento total dos montantes pagos pelos adquirentes dos imóveis, entre outros. Diferentemente do seguro garantia imobiliário, que já existe no mercado brasileiro, o produto da Essor não beneficia a instituição que financiou a obra, mas, sim, garante que o empreendimento seja concluído e entregue ao consumidor.

“Em situações de falência da construtora, o seguro assumirá o controle total da obra, designando um novo construtor para concluir e entregar o empreendimento aos consumidores”, explica Pinho. Trata-se de um procedimento inédito no Brasil.

Com o intuito de atender a demanda do setor de construção civil, a CBIC buscou uma seguradora capaz de prover soluções eficientes com a melhora da qualidade técnica às construtoras. Neste cenário, surge o Seguro Garantia de Entrega de Obra, que passará a ser comercializado em todo o território nacional e prevê, além do cumprimento do prazo, a fiscalização e o acompanhamento permanente da construção segurada.

A CBIC pretende que as informações recolhidas durante as vistorias das obras seguradas integrem um banco de dados para mapeamento dos problemas técnicos dos empreendimentos, com as respectivas soluções empregadas. A Essor, parceira do projeto, poderá consultar as informações, de modo a prever possíveis danos e agilizar tomadas de decisão para a resolução de problemas.

A previsão da seguradora é que, nos próximos três anos, possa obter com os produtos voltados para o mercado da construção civil, o que representa uma Importância Segurada em obras de aproximadamente R$ 1.3 bilhão.

A Essor já tem na prateleira um novo produto que irá ampliar o seu leque de atuação no Brasil e alavancar ainda mais a indústria da construção civil, oferecendo garantias jamais proporcionadas às empresas e aos consumidores brasileiros. O produto está em fase de aprovação pela Susep. A estimativa de Pinho é que, em agosto, ele esteja liberado, tendo em vista o forte apelo social que o produto traz em sua concepção, podendo suportar as obras em desenvolvimento no país.

“Assim que obtivermos as autorizações necessárias, apresentaremos todo nosso portfólio. Mas, podemos antecipar que o próximo produto será revolucionário e extremamente inovador para o segmento de construção civil brasileiro, aprimorando a qualidade da execução das obras, sejam elas classificadas como residenciais, comerciais e grandes riscos, públicas ou privadas”, ressalta Pinho.

Perfil Fábio Pinho -O administrador Fábio Pinho é o principal executivo da Essor Seguros S.A., no Brasil. Formado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Univercidade, com pós-graduação em gestão empresarial pela FGV-RJ e especialização em Liderança Executiva pela Cornell University (Nova York – EUA), Fabio Henrique Ferreira de Pinho trabalha no mercado segurador desde 1995, quando adquiriu também experiência em resseguro. Ele integrou a Comissão Contábil da Superintendência de Seguros Privados (Susep) por quatro anos (2004 a 2005) e (2009 a 2010). Antes de ingressar na Essor, trabalhou de 2008 a 2011, no Grupo XL Re, onde seu último cargo foi Vice-Presidente Financeiro e de Operações da XL Resseguros Brasil S.A., a resseguradora local do grupo. Atuou ainda como representante legal da resseguradora admitida do grupo, XL Re Ltd. Foi membro do Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon), de 2004 a 2007, e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na graduação dos cursos de Legislação Tributária (2003/2004) e Ética (2007) e também na pós-graduação do curso Controles Internos na mesma universidade durante 2007. Trabalhou de 1995 a 2008 na PricewaterhouseCoopers (PwC), na área de auditoria e consultoria de companhias seguradoras, corretoras e entidades de previdência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira