Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2012 - 08:34

2 séculos da engenharia no Brasil têm a Politécnica da UFRJ como protagonista e comemoração em Brasília

No próximo dia 18 de junho (segunda-feira), a Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A3P) estará presente na Câmara dos Deputados, em Brasília, para a solenidade comemorativa dos 200 anos da Academia Real Militar (ARM). Na ocasião, em Sessão Solene, haverá uma homenagem ao início do ensino de engenharia no Brasil, cuja trajetória remonta a história da Escola Politécnica da UFRJ.

Em um breve passeio pela história da engenharia do Brasil, encontramos, em 1792, no Rio de Janeiro, a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que deu origem à Escola Politécnica da UFRJ e à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) mais tarde, em 1810.

Em função da historicidade, neste ano de 2012 serão celebrados os dois séculos do ensino da engenharia no Brasil. Na época, o conteúdo curricular tomou caráter científico, tendo sido elaborado por professores doutores, que haviam estudado na Universidade de Coimbra.

O objetivo da A3P é o de homenagear uma das principais fases da trajetória histórica da Politécnica. A sessão solene será presidida pelo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (SP) com o pronunciamento do Presidente da Associação de Antigos Alunos da Politécnica (A3P), Professor Heloi José Fernandes Moreira, Superintendente do Museu da Politécnica, que ressaltará a importância da ARM e seu desdobramento civil. |Monica Coronel/Cequal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira