Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2012 - 09:09

Estratégias de Eike Batista são contrárias às posições da Vale do Rio Doce na Colômbia


Após a Cisão da empresa MPX, formando a CCX Carvão Colômbia, que ingressa na BMF&BOVESPA com a finalidade de buscar capital para financiar as suas operações no mercado aberto, a companhia avança em sua luta, travada há quatro anos, na conquista do investimento necessário à produção do carvão de alta qualidade tipo PCI. Na contramão desse processo, a Vale do Rio Doce vendeu seus ativos de carvão na Colômbia por US$ 407 milhões. Desfazer-se das minas e da parte logística já fazia parte dos seus projetos, sob a justificativa de maximizar os investimentos em atividades prioritárias para o seu crescimento. Vários questionamentos de ordem ambiental estão sendo evidenciados com a exploração dos Ativos na Colômbia.

Há algum tempo esse país cobra a recuperação e o tratamento dos resíduos industriais na produção do carvão térmico, usado como insumo para produção do tipo PCI. A Anglo Coal, sexta maior empresa produtora e exportadora de carvão e que mantém participação de 25% na Carbones Del Guasare (CDG), que explora na América do Sul o mesmo insumo, poderá representar riscos para a nova empresa de Eike Batista, a CCX Carvão Colômbia.

Na estratégia adotada por ambas as empresas brasileiras existe uma contradição significativa na operação. No mínimo, chama atenção a entrada da CCX Carvão Colômbia, através de umacisão, na oferta publica no mercado acionário, buscando financiamento para aquisição e expansão dos negócios. A preocupação é saber se os recursos levantados no mercado acionário serão bem investidos, de modo que gerem retorno aos investidores. O crescimento das empresas do grupo de Eike tem algumas informações importantes e que geram duvidas sobre até onde será sustentável, com investimentos em produtos poluentes e que criam problemas nas localidades nas quais realizam-se seus seus negócios. Resta saber se a Vale saiu no momento exato das operações na Colômbia ou se é mais uma das estratégias de Eike nos negócios, buscando capital barato para fomentar suas atividades com ativos especulativos.

.Por: Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FASM (Faculdade Santa Marcelina).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira