Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:49

Primeiro trimestre de 2012 revelou-se bastante ativo

Com mais 14% de transações que os últimos três meses de 2011. O número de transações ascende a cerca de 333, entre anunciadas e concluídas. Brasil é o mercado mais ativo, seguido pelo Chile, Argentina e México, mantendo-se a tendência do trimestre anterior.

Madrid - O TTR -Transactional Track Record – em colaboração com a IE Business School, apresenta seu Relatório Trimestral sobre a atividade dos três primeiros meses de 2012 no mercado transacional de M&A no Brasil e América Latina.

O relatório demonstra que o primeiro trimestre do ano se revelou extremamente ativo, com cerca de 333 operações, entre concluídas e anunciadas, o que representa um aumento de 14% em relação aos últimos três meses de 2011. Além disto, mantendo-se a tendência dos meses anteriores, o Brasil foi o país que registrou um maior volume de transações, aproximadamente 218, seguido pelo Chile com cerca de 44, e pelo México, com perto de 34.

Em relação às transações de maior tamanho, podemos destacar o anúncio da compra de 51% do capital social do Aeroporto Internacional de Guarulhos por parte da brasileira Invepar e da sul-africana ACSA por BRL 16,21bilhões (cerca de EUR 7.166m). Outra das principais transações do trimestre também teve como palco o Brasil: trata-se da Oferta Pública de Aquisição (OPA) apresentada pelo Itaú Unibanco para comprar a totalidade do capital da brasileira Redecard. Também a colombiana Colinversiones adquiriu 100% do capital da Producción de Energía, empresa concessionária do projeto hidráulico Porvenir II, por um montante de cerca de USD 8.087m.

Quanto ao universo de private equity, o Brasil foi o país onde se registraram transações de maior volume, destacando-se o setor de serviços e distribuição como o mais ativo nesta área. A Carlyle protagonizou o seu primeiro investimento no mercado brasileiro, com a aquisição de 85% do capital social da Ri Happy, uma das maiores redes de franchising de jogos do país, por um montante de BRL 500m. Outro fundo norte-americano que também se interessou pelo mercado brasileiro foi o Actis, que comprou 37% do capital social do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, por BRL 180m.

Por outro lado, os países asiáticos continuam a mostrar o seu interesse em investir na América Latina. No primeiro trimestre do ano contabilizaram-se cerca de 18 aquisições de players asiáticos nesta região, seis mais do que no último trimestre de 2011.

O Japão foi o país que mais atenção dedicou ao mercado latino-americano, seguido pela China e por Singapura. Em destaque esteve o japonês Sato Group que, através da Sato América, adquiriu 100% do capital da Achernar, companhia argentina dedicada à fabricação de etiquetas autocolantes. Além disto, a japonesa Mitsubishi Corporation comprou da Femsa e da Macquarie Capital Fund 67% do capital do parque eólico situado no México Energía Eólica Mareña. O valor da operação ascendeu a USD 1.000m. [ http://bit.ly/HxyjZc].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira