Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:49

Com Lean, Siemens aumenta produtividade com redução dos ‘Tempos de Ciclo’

Além de reduzir o tempo necessário para que um produto se movimente de uma 'ponta a outra' na empresa, modelo de gestão baseado no Sistema Lean – filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota –, implementado hoje em toda a Siemens brasileira, ajuda a ‘identificar e eliminar desperdícios de tempo, esforços e materiais’, explica especialista lean da companhia, que vai detalhar esse case no Lean Summit 2012, 07 e 08 de agosto, em São Paulo, encontro que vai reunir cases de 33 grandes empresas, em mais de 50 palestras, em dois dias.

Parte de um dos maiores conglomerados de engenharia elétrica e eletrônica do mundo, há mais de 100 anos atuando no Brasil, onde mantém mais de dez mil funcionários, sete centros de pesquisa, 13 unidades fabris e 12 escritórios regionais, a Siemens brasileira vem conquistando resultados ao adotar o Sistema Lean de gestão, originário do modelo Toyota, que vem revolucionando a gestão de empresas de diversos setores e em todo mundo.

Segundo Cesar Zanini, SPS Coordinator da companhia, os maiores benefícios da adoção do lean tem surgido da “redução dos tempos de ciclo de processos”. Para o especialista, isso tem gerado “crescentes ganhos de produtividade”.

De acordo com o livro “Léxico Lean” (2011), espécie de dicionário do Sistema Lean, “Tempo de Ciclo” é o tempo necessário para que um produto se movimente por todas as etapas de um processo produtivo, do início ao fim, de uma “ponta à outra”.

“Mas o lean tem sido importante não só nesse ponto, mas, fundamentalmente, no desenvolvimento e na capacitação dos nossos colaboradores”, resumiu Cesar.

Ele explica que, com o lean, os colaboradores são capazes, em todos os setores, de identificar e eliminar desperdícios, de tempo, esforço e materiais.

“O SPS favorece uma ampla integração dos nossos colaboradores em torno dos processos, com melhorias de qualidade, padronização, criação de um fluxo contínuo na busca da perfeição, sempre com foco no cliente”, resumiu.

O especialista explica que a Siemens brasileira começou a implementar o Sistema Lean no final da década de 90, com iniciativas e programas pilotos em algumas das fábricas da empresa.

Segundo Cesar, isso evoluiu, ao final de 2010, para o modelo SPS (Siemens Performance System), que hoje ocorre, de forma integrada, em todas as unidades de negócios no Brasil, nas áreas que a empresa denomina internamente como “Energy”, “Healthcare”, “Industry”, “Infraestructure & Cities”, incluindo também as áreas internas administrativas.

Cesar, juntamente com o diretor do SPS da Siemens AG, Güenther Ernst, vai detalhar o case da empresa no 10º Lean Summit Brasil 2012, que vai ocorrer dias 07 e 08 de agosto deste ano, em São Paulo, encontro no qual uma série de 33 grandes empresas, de setores variados, entre as mais importantes do país, vão compartilhar suas experiências e os ganhos com a adoção do Sistema Lean.

Entenda o evento-O Lean Summit 2012 é o maior encontro de empresas lean da América Latina. Vai reunir, dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo, cases de 33 grandes empresas, cujos líderes vão compartilhar, com os participantes, informações exclusivas sobre como conseguiram – sem fazer investimentos – eliminar desperdícios, diminuir custos, aumentar produtividade, competitividade, lucro e satisfação do cliente ao adotar um inovador sistema de gestão que consegue, em qualquer tipo de empresa, identificar as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar os desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar).

Os cases vão demonstrar em detalhes a aplicação do Lean em Produção, Vendas, Finanças, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produto, Logística, Estratégia, Administração e TI.

33 empresas que vão detalhar cases exclusivos no encontro: Embraer, Volkswagen, Alcoa, GM, IBM, Brasil Foods, Scania, Mercedes-Benz, Globo.com, Volkswagen Ônibus e Caminhões (MAN), Porsche, Tigre, Siemens, Bosch, 3M, Holcim, Whirlpool, Saint-Gobain, Eaton, ThyssenKrupp, Docol, Novartis, Villares Metalls, Delphi, GKN, Flextronics, Tecsis, Ci&T, Itesa, Rexam, EDP, Construtora C.Rolim, Instituto Oncológico do Vale.

Na edição anterior, em 2010, participaram do encontro em São Paulo cerca de 1.100 profissionais, de 270 empresas, de 14 setores, de 17 estados brasileiros e oito países.

10º Lean Summit Brasil, dias 07 e 08 de agosto de 2012, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro). Lean Institute Brasil [www.lean.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira