Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 11:41

Hospital da Zona Oeste utiliza sistema de gestão clínica para reduzir eventos adversos e infecções em UTIs

Estudo realizado no Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM) apontou impacto dos softwares para análise de informações que auxiliam na aplicação de medidas corretivas em UTIs.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a monitoração contínua do desempenho e dos indicadores de qualidade das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está entre os requisitos obrigatórios para o funcionamento de UTIs em hospitais públicos e privados de todo o Brasil.

Neste contexto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HCPM foi pioneira na utilização de um sistema inteligente capaz de monitorar procedimentos de rotina e mensurar a qualidade e o desempenho das UTIs. Tal sistema foi criado pela Epimed Solutions, empresa especializada em sistemas de gestão clínica.

O coordenador clínico da unidade, João Andrade Sales utilizou o sistema como base científica para avaliar a eficácia de um programa de treinamento, adotado pela instituição com o objetivo de reduzir índices de infecções nas unidades de terapia intensiva. Os resultados foram apresentados no último Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.

“A vigilância constante exercida pelo sistema, associada ao incremento das medidas de treinamento e segurança, permitiu a redução significativa nas taxas de infecção como um todo”, e controle geral dos indicadores gerenciais, revela Andrade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira