Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 11:51

Projeto social certifica 400 pescadores

O Projeto Rede, desenvolvido pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico e Defesa Ambiental (Andesa), com patrocínio da Petrobras, certificou cerca de 400 pescadores, em Vitória (ES), entre eles, catadores de caranguejo e marisqueiros que participaram de programas de capacitação voltados à área pesqueira. A certificação, que será entregue no Palácio Anchieta, às 10h, é referente a cursos de educação financeira, de melhor aproveitamento do pescado e de artesanato.

O Projeto Rede, com mais de 750 participantes até o momento, também comemorará recentes resultados alcançados. Entre eles está a ampliação do atendimento de duas para sete cidades da Grande Vitoria. Originalmente prevista para os municípios de Serra e Fundão, a prática chegou também a Vitória, Cariacica, Aracruz, Viana e Vila Velha. O aumento médio global de renda dos pescadores foi de aproximadamente 18%.

Para auxiliar no desenvolvimento das ações, o projeto prevê também a construção de um plano de negócios e de um plano de turismo de pesca. Além das aulas, a iniciativa ainda oferece transporte, alimentação, uniforme e material didático gratuitos, com uma equipe de professores qualificados. Ao final do programa, os equipamentos e maquinários adquiridos para as aulas práticas dos beneficiados serão doados para que a categoria continue sendo beneficiada, dando mais condições para que sejam sustentáveis.

Ações como estas permitiram ao Projeto Rede ser eleito, por voto popular, o melhor projeto do Espírito Santo no ano de 2011, pela Central Única das Favelas (Cufa), ficando também entre os melhores do Brasil, por contribuir para o desenvolvimento humano e social de áreas em vulnerabilidade social, como é o caso do segmento de pesca.

A pescadora Rita Barbosa, de Feu Rosa, na cidade de Serra, é uma das beneficiadas pelo projeto e afirma ter realizado seus sonhos por intermédio de mudanças comportamentais ocorridas a partir da iniciativa. “O Rede chegou na hora certa em nossas vidas. Trouxe esperança e possibilidade de pensar no futuro de uma forma mais realista e planejada. Participando do curso conseguimos comprar nosso barco, já reformamos e forramos a cozinha, trocamos o piso do quarto e pretendemos comprar nosso carro”, explica.

O Projeto Rede foi aprovado em 2010 pela Seleção Pública de Projetos Sociais do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que apoia iniciativas capazes de promover desenvolvimento com igualdade de oportunidades e de valorizar as potencialidades locais. O projeto da Andesa conta ainda com a parceria da Secretaria da Agricultura, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo e apoios da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Espírito Santo e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira