Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 12:08

Azeite de Oliva: Cultura, Ciência e Gastronomia


Você sabia que Espanha concentra 40% da produção mundial de azeite de oliva? Que benefícios o azeite de oliva extra virgem traz para a saúde? Conhece os diferentes tipos de azeite e suas características culinárias?

Estas e outras perguntas serão respondidas durante o workshop: Azeite de Oliva da Espanha: ciência, cultura e gastronomia, promovido pelo Instituto Cervantes, em parceria com a Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT) e a Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol.

A atividade será realizada em 30 centros do Instituto Cervantes dos cinco continentes, e em Recife, acontece nesta quinta-feira (21), no Restaurante Juanito em Boa Viagem, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Durante a apresentação, o especialista José López Miranda, catedrático de Medicina Interna da Universidade de Córdoba vai explicar as bases científicas das propriedades saudáveis e gastronômicas do azeite de oliva.

Os participantes conhecerão o papel essencial do azeite na dieta mediterrânea, classificada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Além disso, conhecerão as linhas de pesquisa que comprovam as propriedades benéficas do consumo de azeite de oliva para a saúde, como o seu papel na prevenção e luta contra o câncer da mama, entre outras doenças.

A atividade tem seguimento com uma degustação de azeites exclusiva para profissionais da área gastronômica e afins, convidados, que confirmem presença através do e-mail [email protected].

Os participantes da degustação farão uma análise sensorial de três azeites extra virgens produzidos a partir de três variedades espanholas: Arbequina, Hojiblanca e Picual. O provador perito Alberto Moya, responsável pela coordenação gastronômica do restaurante do Pavilhão da Espanha na Expo 2010 em Xangai, vai ensinar a reconhecer as características organolépticas próprias de cada tipo de azeite de oliva, como seu nível de sabor amargo ou picante e suas nuances frutadas, além de comentar sobre seus diferentes usos.

.[Azeite de Oliva da Espanha – ciência, cultura e gastronomia, dia 21 de junho de 2012 (quinta-feira), às 19h – Oficina (livre)| 20h – Degustação (mediante convite/confirmação por e-mail),no Restaurante Juanito (R. Prof. Eduardo Wanderley Filho, 336 – em frente ao Colégio Boa Viagem).Com Tradução Simultânea.Entrada: Gratuita].

Os palestrantes -José López Miranda é catedrático de Medicina Interna do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Córdoba. Diretor da Unidade de Gestão Clínica de Medicina Interna do Hospital Universitário Reina Sofia. Vice-decano de assuntos hospitalares e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Córdoba. Diretor Científico do Centro de Excelência em Pesquisa sobre o Azeite de Oliva e Saúde (CEAS). Autor de 50 artigos originais em revistas nacionais, 182 artigos originais em revistas internacionais na área de nutrição clínica, nutrigenômica, medicina interna, aterosclerose e suas implicações clínicas. Autor de 23 capítulos de livros nacionais e internacionais e já participou com apresentações de palestras e trabalhos em mais de 380 congressos nacionais e 92 internacionais.

Alberto Moya Carraffa começou sua carreira no restaurante Nicolas, em Madrid e fez cursos de formação na Escola de Culinária de Luis Iraizar em San Sebastian.

Após três anos de teoria e prática no Nicolas passou pela cozinha do Grupo Paradis em Casa América. Gerenciou a cozinha do restaurante Marinado, daí passou para o restaurante Cabo Mayor com a patente de 2 ª chefe de cozinha. Ele começou sua caminhada como chef quando abriu as portas do Bogavante del Almirante.

Foi inovador quando abriu o restaurante Cafe Wok em Madrid - o primeiro restaurante com produtos espanhóis fazendo cozinha oriental com técnicas orientais (pan-asiático). Em seguida, abriu outros dois restaurantes: Wok Cafe em Barcelona e o Bogavante de la Moraleja.

Em 2003 inaugurou o “El Pepinillo de Barquillo” e um novo conceito: "O Jamón Serrano". Logo veio o apelido de “bar mercearia” onde podemos provar embutidos e presuntos de 4 diferentes denominações de origem, trabalhando sobre o conceito de alimentos da Espanha de qualidade, caviar Riofrio, etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira