Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 12:21

Rio+20: Petrobras está entre as maiores empresas em biocombustíveis


Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível

A Petrobras já está entre as quatro maiores empresas em produção de etanol e é a primeira em biodiesel. A afirmação foi feita pelo presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que participou, no dia 18 de junho (segunda-feira), do seminário Global Bioenergy Partneship, no Riocentro. Único brasileiro participante do painel sobre o tema “Produção Sustentável de Bioenergia”, o executivo destacou a capacidade da Companhia nos dois segmentos: “No etanol, estamos entre as quatro maiores empresas do Brasil, com capacidade de produzir 1,3 bilhão de litros de etanol/ano. E, no biodiesel, já somos a maior produtora, com cinco usinas em operação”. Ele acrescentou que, na produção de biodiesel, é realizado um grande trabalho com agricultores familiares, especialmente do semiárido, região que apresenta baixos Índices de Desenvolvimento Humana (IDH)”.

Rossetto avaliou as vantagens do país na produção de energia renovável. “O Brasil é singular nesse quesito. Quase 50% de sua matriz é de fonte renovável e tem como base os recursos hídricos e energia renovável a partir de biomassa. Etanol e biodiesel são definitivamente combustíveis complementares à gasolina e ao diesel na matriz energética brasileira”, destacou.

O presidente lembrou que o etanol já ocupou, em 2009, 54% da matriz de combustíveis para veículos leves, o que mostra a importância desse biocombustível. “Além das reconhecidas vantagens para a redução de emissões, o diferencial está no processo produtivo. As usinas no Brasil produzem sua própria energia a partir do bagaço de cana, e também geram grande parte do seu biofertilizante. Avançamos para 100% de mecanização da colheita de cana, o que deve ser atingido em 2015, e para o aproveitamento do bagaço excedente para produção do etanol de segunda”, destacou.

O executivo finalizou sua apresentação com ênfase para os desafios da produção sustentável de biocombustíveis: “Trabalhamos para ampliar a escala de produção dos bicombustíveis, por meio de tecnologia para aumentar a produtividade e a qualidade ambiental, reduzir a necessidade de terras e promover inclusão social por meio do trabalho, o que traduz os pilares da sustentabilidade”, ressaltou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira