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19/06/2012 - 12:42

Condomínios corporativos podem economizar até R$ 110 mil com energia ao atuar no mercado livre

Recentemente tenho observado um fenômeno interessante no mercado de energia: a alta demanda energética vem estimulando grandes condomínios corporativos, com demanda contratada igual ou superior a 0,5 MW, a atuar no Mercado Livre de Energia. Isso porque essa modalidade permite vantagens, como escolher seu próprio fornecedor e se beneficiar com melhores ofertas, permitindo negociar termos e condições, como prazo contratual, oscilação do preço, entre outros benefícios.

As empresas com contas acima de R$ 60 milhões por mês foram as primeiras a procurar o Mercado Livre para reduzir gastos. Isso porque a questão é simples: quanto maior o valor da conta de energia, mais viável se torna buscar economia para as receitas da companhia.

Por exemplo, um empreendimento corporativo de médio porte gasta mensalmente com energia elétrica em torno de R$ 75 mil a R$ 110 mil. Atuando no Mercado Livre de Energia, o mesmo empreendimento pode economizar entre 8 e 15% ao ano. Podemos dizer que, ao migrar para este tipo de negócio, ele economizará, a cada ano, uma conta mensal, pagando apenas "11 meses de uso", o que é uma enorme economia não só para o próprio prédio, mas também para o consumidor que mora ou trabalha neste local.

Além dos condomínios, podemos perceber que esse tipo de serviço também está sendo muito requisitado por empresas diversas que até então não percebiam a necessidade de se conhecer esta outra modlidade de negóciação energética, como grandes supermercados, e outros com atividades mais "pesadas", como cadeia automotiva, metalúrgicas, químicas, siderúrgicas, usinagem e têxteis. Isso acontece por conta da própria demanda energética para o funcionamento de equipamentos e máquinas.

Esse movimento está ocorrendo, pois os consumidores, sejam eles de médio ou grande porte, estão se preocupando cada vez mais em observar seu gasto energético. Em uma área tão complexa como a da energia, na qual poucos sabem o quanto podem economizar, fazendo as escolhas certas, é importante colher o máximo de informações para não acabar tendo prejuízo financeiro. Já que isso, dependendo do tamanho da conta da empresa, pode ocasionar, na pior das situações, até na falência da própria companhia.

.Por: Mikio Kawai, diretor do Grupo Safira, holding que administra a Safira Energia, empresa especializada na comercialização e consultoria sobre gestão de energia elétrica. |Perfil- A Safira é um grupo de capital nacional, que reúne profissionais especializados e experientes no setor elétrico. Agente de comercialização homologado pela ANEEL e CCEE, é apta a negociar energia incentivada e convencional. Além disso, atua como consultora e prestadora de serviços de representação de agentes no âmbito da CCEE.

Com taxa de crescimento dos montantes negociados em torno de 30% ao ano, a expectativa de faturamento da empresa para 2012 é de R$ 250 milhões. Para isso, sua estratégia passa pela ampliação do número de clientes atendidos pela comercializadora e consultoria em energia, bem como o aumento dos montantes negociados no mercado.

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