Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Cedro aposta na Nanotecnologia para produzir os tecidos do futuro

O futuro reserva ao mercado têxtil e, em particular ao de roupas profissionais, um horizonte promissor com a ajuda da nanotecnologia. Os rumos da indústria têxtil, cada vez mais, se aliam à tecnologia na criação de produtos adequados à realidade. A Cedro vem investindo em direção a este nicho que só tende a crescer. Américo Mellagi, gerente de produtos, afirma que os investimentos da empresa na área nanotecnológica são cada vez maiores. Prova disso é Linha de tecidos técnicos Cedrotech que, desenvolvida a partir de tecnologia exclusivamente nacional, utiliza a nanociência, uma das técnicas mais avançadas do mercado para a fabricação de tecidos inteligentes.

O gerente acredita que, cada vez mais, os uniformes serão vistos como EPIs, ou seja, equipamentos de proteção que irão conferir segurança ao profissional, mas sem perda de conforto e funcionalidade. “As aplicações desta tecnologia irão exigir das empresas melhor preparo de seus técnicos, mas também irão ampliar significativamente os seus mercados de atuação”, pondera.

Antecipando-se às tendências a Cedro lançou no mercado a linha de tecidos técnicos Cedrotech, composta por produtos que atendem a diversas atividades profissionais e abrange o FR (retardante de chamas), AM (antimicrobial), SR (repelente a manchas), CR (repelente a agentes químicos), AS (antiestáticos) e RS (Rip Stop). Dentre outras vantagens oferecidas pelos tecidos que compõem a linha Cedrotech, o FR se destacou devido à aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento do produto, o que possibilitou a aprovação do tecido pelas normas internacionais NFPA 70E e NFPA 2112.

As regulamentações exigem especificações padrão de performance para materiais têxteis aplicados em vestimentas usadas por trabalhadores expostos a situações de risco como, por exemplo, o arco-elétrico. “O uso da nanotecnologia em nossos tecidos proporciona um aumento sem precedentes na durabilidade dos efeitos têxteis, além de criar novos, não conseguidos até então”, define o gerente de Promoção e Assistência Técnica da Huntsman, Luiz Wagner de Paula.

A nanotecnologia é, atualmente, uma das ciências mais importantes para a obtenção de roupas que correspondam às necessidades e estímulos humanos reais. Ela consiste em um conjunto de técnicas baseadas em várias ciências (física, química, biologia, engenharia de materiais e computação) que visa a pesquisa e produção em escala nano (1x10-9m). Seu princípio básico é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. A utilização da nanociência, que ainda dá os primeiros passos, consiste em aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores, criar novos mecanismos para o desenvolvimento de medicamentos mais seguros e menos prejudiciais ao paciente, desenvolver materiais mais leves e resistentes, além de outras inovações sequer imaginadas.

Na Linha Cedrotech, a tecnologia foi aplicada a fim de conferir características especiais aos tecidos produzidos pela Cedro, a partir da modificação da estrutura da molécula de algodão pela manipulação de seus átomos. O processo é realizado no momento em que o tecido é confeccionado na fábrica.

Atenta ao calendário, a Cedro participa de vários eventos que envolvem a nova tecnologia a fim de aprofundar e atualizar os conhecimentos sobre o assunto. Outra estratégia da empresa tem sido o contato direto com fornecedores, universidades e empresas certificadoras, no sentido de buscar subsídios que a auxiliem no desenvolvimento de novos produtos com a inteligência que somente esta ciência pode proporcionar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira