Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2012 - 11:32

Orquestra de Câmara do Amazonas faz apresentação gratuita em Rio Branco pelo projeto Música na Estrada

Concerto acontece dia 20 de junho (quarta-feira),no Teatro Plácido de Castro.

Após a realização de oficinas de música clássica em Cruzeiro do Sul, Porto Velho e Cuiabá, chega a Rio Branco o Projeto Música na Estrada. Com patrocínio do BNDES, Correios e apoio do MINC, o projeto, que também passará por Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Cuiabá e Palmas, tem como objetivo disseminar a cultura e o aprendizado da música clássica pelo Brasil, por meio de concertos, oficinas e palestras gratuitas.

Em Rio Branco, no dia 20 de junho (quarta-feira), às 20h, o Música na Estrada promove um concerto gratuito da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), sob regência do maestro Marcelo de Jesus. O público poderá conferir peças de músicos reconhecidos, como Vivaldi, Villa-Lobos e Tom Jobim.

“Este projeto é importante para mostrar que a população do interior do Brasil pode também apreciar a música clássica, basta torná-la acessível e mostrar que não é algo elitizado. É importante desmistificá-la, apresentando-a também como uma opção às músicas regionais. A falta de conhecimento não significa falta de interesse, mas, sim, falta de acesso”, afirma o maestro.

Por meio dessas ações continuadas de difusão cultural, o projeto tem como objetivo propiciar à população local o conhecimento de manifestações artísticas diferentes das regionais, o que representa imenso benefício social e cultural.

Em sua 2ª edição, o Música na Estrada chega a 2012 ampliado, oferecendo para as regiões Norte e Centro-Oeste do país concertos abertos ao público, além da possibilidade de aprimoramento musical por meio de oficinas e palestras gratuitas para músicos e estudantes pré-selecionados.

Perfil - A OCA é uma orquestra de cordas mantida pelo Governo do Amazonas. Criada em 2003, é regida pelo Maestro Marcelo de Jesus e composta por oito violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. Com repertório próprio, a orquestra costuma apresentar concertos populares e eruditos em vários municípios do Amazonas e em centros culturais do país.

Perfil do Maestro Marcelo de Jesus -Nascido em São Paulo, Marcelo de Jesus graduou-se em composição/regência e piano pela UNESP, tendo participado de importantes concertos no Brasil e no mundo. Estudou regência com os maestros Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna, e posteriormente com Karl Martin. De 1995 a 2000 atuou no Teatro Municipal de São Paulo como pianista na série Vesperais Líricas e como maestro interno em suas produções operísticas. Reside em Manaus há dez anos, onde assumiu o cargo de Regente Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e, posteriormente, o de Maestro Adjunto da Amazonas Filarmônica.

O programa do concerto vai de Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Giuseppe Tartini,Alexandre Guilmant,Heitor Villa-Lobos, Patapio Silva , Claudio Santoro ,Antonio Carlos Gomes, passa por Tom Jobim Antonio Vivaldi, Astor Piazzolla ,no Teatro Plácido de Castro, Avenida Getúlio Vargas, 2.703 - Vila Ivonete.

E, as apresentações seguem para Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Cuiabá e Palmas [*Em Parceria com a Fundação Cultural de Palmas, o projeto fará parte da ação Natal de Luz. Os ingressos serão trocados por garrafas PET que, no final do ano, servirão de matéria prima para os enfeites natalinos da fundação].

Realização: Kommitment Produções Artísticas |Coordenação geral e Produção Executiva: Fernando Ramos e Marcia Ximenez| Regência: Maestro Marcelo de Jesus |Coordenação Pedagógica:Maestro Marcos Arakaki |Palestrante: Maestro Marcos Arakaki |Professores: .Violino e Viola: Lílian Maria Pereira da Silva |.Flauta:Analine Dias de Melo|.Violoncelo e Contrabaixo:Edvany Klebia Silva|.Trompete e Trombone:Marcos Hideaki Ono.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira