Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2007 - 10:04

Samba e hino português embalam entrega de medalha a Joe Berardo

Ao som de ritmistas da escola de samba Unidos da Tijuca, o comendador português José Manuel Rodrigues Berardo, mais conhecido como Joe Berardo, dono da mais importante coleção de carrancas do País e um dos maiores colecionadores de arte do mundo, foi recebido, no dia 1º de outubro, no Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Rio, para ser homenageado com a Medalha Tiradentes. O presidente da Alerj, e autor da iniciativa, deputado Jorge Picciani (PMDB), justificou a entrega revelando que Berardo cedeu parte importante de seu acervo para a instalação do Museu Paulo Pardal, que será implantado em Casimiro de Abreu, na região das Baixadas Litorâneas, e transformará o Rio numa referência em arte popular no Brasil. "Estamos mostrando aqui o apreço do Parlamento pelas manifestações artísticas do nosso estado e pela importância do comendador para a preservação da cultura e da facilitação do acesso do povo a ela", enalteceu Picciani.

O mecenas, que foi convidado pela agremiação carnavalesca para desfilar em 2008 no enredo "Vou Juntando o que eu Quiser, a Minha Mania Vale Ouro. Sou Tijuca, Trago a Arte, Homenageando meu Tesouro", que mostrará a arte dos colecionadores, agradeceu por ter sido sempre recebido "de mãos abertas" no Brasil. "Tudo na minha vida não aconteceu por acaso e, se hoje estou aqui, é para compartilhar com o Brasil aquilo que o País tem feito pelos portugueses. Esta Nação sempre possibilitou que os portugueses exercessem suas funções e construíssem suas vidas aqui", pontuou, após ouvir os hinos português e brasileiro na abertura da sessão solene. Nascido de uma família simples, na Ilha da Madeira, Joe Berardo, de 63 anos, transformou-se num colecionador compulsivo desde a infância e, por conta disso, é hoje o décimo homem mais rico de Portugal, com uma fortuna que, segundo dados, é de cerca de dois bilhões de euros.

O cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antônio Almeida Lima, acredita que a homenagem irá estreitar a relação entre Brasil e Portugal, principalmente, na área cultural. "Há um ditado português que diz: quem meus filhos beija, minha boca adoça, e é isto que estamos sentindo agora, diante deste evento que a Alerj realiza hoje para reverenciar um importante filho de Portugal", avaliou. O prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, reconheceu que o município não tinha condições de, sozinho, conservar a coleção do museólogo Paulo Pardal, que estava prestes a ser leiloada. "Se não fosse o comendador Berardo perderíamos essa obra de importante valor artístico que tem nas peças de Chico Tabibuia sua maior relevância", declarou Dames.

A mesa da cerimônia também foi composta pela senhora Lily de Carvalho Marinho; pelo presidente da RSB Comunicações, Romanic Sulger Buel; e pelo diretor do Banco Icatu, Marcio Rebello. Os deputados Antônio Pedregal (PSC), Mário Marques (PSDB) e André do PV participaram do evento. | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira