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21/06/2012 - 10:11

FedEx bate meta de eficiência no consumo de combustível, em sua frota terrestre, anos antes do previsto

20% dos veículos da frota da FedEx Express destinados a coleta e entrega de encomendas foram convertidos em modelos mais limpos e combustível eficiente.

São Paulo- A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX), fez progressos significativos para atingir a meta de tornar sua frota de veículos 20% mais combustível eficiente até 2020, ao anunciar que agora, oito anos antes do prazo, a frota de veículos da FedEx Express é 16,6% mais eficiente do que era em 2005. No caso dos veículos a diesel, 20% da frota de entrega foi convertida para modelos de emissão mais eficientes e mais limpos, cumprindo com as normas estabelecidas em 2010 pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

"Embora estejamos a menos da metade do caminho para a data final que estabelecemos, conseguimos atingir 80% da meta de eficiência de combustível já a partir da conclusão do ano fiscal de 2011, em comparação com nossa medida original definida em 2005", disse Mitch Jackson, vice-presidente para assuntos ambientais e de sustentabilidade da FedEx Corp. "Como resultado, estamos reavaliando nossa meta de 2020 para potencialmente aumentar o padrão definido previamente”.

"Graças a esse esforço de equipe, nós convertemos 20% da nossa frota de coleta e entrega para modelos menos poluentes e mais eficientes", disse Dennis Beal, vice-presidente de veículos globais da FedEx Express. "Ao buscar caminhos mais promissores de tecnologias avançadas, contar com vários fabricantes experientes e otimizar nossas operações de veículos, a FedEx está reduzindo o uso de combustível e emissões mais rápido do que o esperado".

O progresso significativo da empresa é resultado de uma série de iniciativas: adição de 87 caminhões completamente elétricos para sua frota verde, aumentando o número para 130 veículos elétricos.

. Aceleração de esforços para a conservação de combustível por meio da compra de veículos com motores do tamanho certo, como a van Sprinter fabricada pela Mercedes-Benz. Ao final do ano fiscal de 2013 (maio do próximo ano), a FedEx terá mais de 11 mil veículos em serviço, mais de 35% da sua frota dos Estados Unidos. Cada van Sprinter é cerca de 70 a 100% mais combustível eficiente do que o caminhão original substituído.

. Adição de 114 caminhões, fabricados a partir de materiais avançados por Utilimaster no Isuzu Motors chasses com um motor de tamanho apropriado. O design de menor peso, juntamente com o motor, espera economizar até 35% no consumo de combustível acima das vans mais convencionais.

. Teste de veículos de entrega híbridos-hidráulicos da frota da FedEx Ground, que podem reduzir o consumo de combustível em 40%. .Teste de seis veículos de entrega padrão readequados com as transmissões elétricas de vários fornecedores, incluindo a AMP, Smith Electric e Freightliner Custom Chassis Corporation.

A iniciativa do uso de caminhões elétricos visa não só melhorar a eficiência da frota da FedEx, mas também acelerar o desenvolvimento de caminhões completamente elétricos, que poderiam competir favoravelmente com os veículos tradicionais, para todos os usuários. "Enquanto nós, naturalmente, queremos melhorar o desempenho e reduzir custos para a FedEx, também queremos ver os caminhões elétricos se tornando mais acessíveis e confiáveis para todos, desde a pizzaria local até outras pequenas empresas que fazem entregas”, disse Jackson. "Esta é uma estratégia para reduzir a dependência de combustíveis derivados de petróleo em uma forma muito mais rápida, abrangente e impactante".

O presidente e CEO da FedEx, Frederick W. Smith é, também, membro do board da organização Protegendo a Energia do Futuro da América (SAFE). Ele vem se focando na utilização de fontes domésticas de combustível, incluindo eletricidade, para dar energia a veículos urbanos nos Estados Unidos.

Os novos veículos da FedEx completamente elétricos (EV) serão implantadas nos próximos meses, em vários locais, incluindo a Califórnia (área do San Francisco Bay, Los Angeles, Orange County, San Diego e do Central Valley); subúrbio de Washington, DC ( Rockville, MD), Nova York e vários locais no Texas. Em Chicago, a FedEx está testando caminhões elétricos de diversos fabricantes, no serviço diário, para acelerar o desenvolvimento dos veículos e da indústria EV.

Caminhões adicionais totalmente elétricos estão sendo preparados para implantação na Ásia e na Europa. Atualmente, a FedEx Express opera com caminhões elétricos em Londres e Paris.

Usuários da frota apresentam uma vantagem extra para a tecnologia elétrica, já que caminhões elétricos podem operar durante o dia e carregar durante a noite, quando empresas têm capacidade de reposição. A FedEx Express está atualmente trabalhando com a General Electric e a Columbia University em um projeto na cidade de Nova Iorque para otimizar instalações de carga para caminhões elétricos.

"Transmissões elétricas têm um potencial enorme, e nós enxergamos os benefícios de integrá-los em nossa frota, mas a tecnologia ainda está na fase inicial do ciclo de desenvolvimento", acrescentou Beal. "E é, por isso, que estamos trabalhando de forma agressiva com vários fabricantes de caminhões para que passem mais rápido a curva de desempenho de seus produtos e sua acessibilidade".

Perfil- A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 43 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam.

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