Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 10:30

Software brasileiro acompanha riscos e incidentes que envolvem a operação da Rio + 20

Desde problemas com trânsito à chegada das delegações no país.

Nos bastidores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que mobiliza representantes de diversos países do mundo no Rio de Janeiro, a tecnologia brasileira vem sendo essencial para garantir a segurança e a ordem do evento e das delegações. 24 horas por dia, uma equipe de cerca de 50 pessoas acompanha através de uma sala de Gestão Integrada de Riscos, montada no Riocentro, toda a movimentação da cidade que pode influenciar na infraestrutura da Rio + 20.

O projeto, que começou em fevereiro, com o planejamento da operação, e vai se estender até julho, com a desmobilização das equipes, ficou a cargo da empresa Módulo, especializada em Segurança da Informação e Governança, Riscos e Compliance. Expert no segmento de monitoramento contínuo, a companhia já participou de projetos semelhantes durante eventos como as Olimpíadas de Inverno de Vancouver, no Canadá; Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro; e GP’s São Paulo de Fórmula 1 e Fórmula Indy 300. De acordo com Luiz Gasperin, Gerente de Projetos da Módulo que atua como Man Operation Center Manager no evento, a intenção do monitoramento é que as ocorrências detectados sejam tratadas de maneira mais rápida e eficiente, assegurando o sucesso do evento. “Temos equipes 24x7 que acompanham informações como a logística, trânsito, infraestrutura, transportes, segurança e outros através de diversas base de dados, como o Centro de Operações da Prefeitura, câmeras da CET-RIO, divulgações da imprensa e Twitter, por exemplo”.

Um destaque do monitoramento é o uso de dispositivos móveis. “O centro de monitoramento se relaciona diretamente com os órgãos e autoridades envolvidas na organização da Rio + 20, trocando informações a todo momento através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O fluxo de SMS, por exemplo, é imenso. O uso desses dispositivos são essenciais, à medida em que as informações relevantes chegam praticamente em tempo real, otimizando a tomada de decisão, quando necessário. Além dos órgãos oficiais, há um grupo de 42 voluntários que receberam dispositivos móveis para entrevistar o público do evento e registrar suas percepções sobre infraestrutura”, explica Gasperin.

Na sala de Gestão, quando registrado algum incidente ou ponto crítico, os profissionais de monitoramento enviam alertas para uma das 18 coordenações do evento, dependendo da área impactada, como Tecnologia da Informação e Comunicação, Transporte, Cerimonial e Chegadas e Partidas. Essas informações são concentradas pelo software Módulo Risk Manager, que organiza os riscos por ordem de prioridade. A partir daí, inicia-se o tratamento do alerta, sendo o processo acompanhado pelos profissionais de monitoramento até sua resolução.

Outro emprego do software na Rio +20 é o gerenciamento de informações sobre a agenda do evento através de totens. Bruno Araújo, Gerente de Projetos da Módulo que também atua como MOC Manager no evento, aponta que há cerca de 170 destes equipamentos espalhados pela cidade em pontos estratégicos, como aeroportos e hotéis. “Estão acontecendo na cidade cerca de três mil eventos oficiais e paralelos à Rio +20, como palestras e workshops. O software concentra todas essas informações e as ordena de forma inteligente, que se comunicam com os mecanismos de busca e atualização. Estes totens servem como uma prestação de serviço para a sociedade, facilitando o acesso à programação em um evento de grandes proporções e tão importante para a comunidade local e mundial como é a Rio + 20”, afirma. Também foi criado um dispositivo especial com a agenda para smartphones e tablets, disponível para download na Apple Store, pelo link: http://itunes.apple.com/br/app/rio+20-agenda/id532601351?mt=8&ls=1.

Todo esse gerenciamento é possível devido a recursos como painel de controle, módulo de gestão de riscos e de ativos, registro de ocorrências e Workflow (automação dos eventos através de regras de fluxo), presentes no software. Além disso, a capacidade de integração do programa com diversas plataformas, como desktops, tablets, smartphones, e-mails, SMS e totens, permite atualizações online, resultando em respostas mais eficientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira