Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 12:01

FilmBrazil celebra 10 anos de fomento à produção audiovisual brasileira

Durante a 59ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.Projeto da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) tem a Apex-Brasil como parceira desde 2005.

São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) celebram durante a 59ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes os dez anos do Projeto Setorial FilmBrazil. Ele promove o fortalecimento internacional do Brasil como polo produtor de audiovisual publicitário e conta com a parceria da Apex-Brasil desde 2005.

Entre as comemorações pela década de sucesso, o Ministério das Relações Exteriores oferece, nesta quarta-feira (20/6), uma pocket party no Lounge FilmBrazil para promover maior integração entre produtores brasileiros e publicitários internacionais, atuais e potenciais “clientes” externos da produção audiovisual publicitária brasileira. A festa contará com apresentação especial do DJ Patife.

Assim como ocorreu no ano passado, a grande visibilidade já conquistada pelo Projeto FilmBrazil promete ser compartilhada com outros projetos da Apex-Brasil durante o Festival de Cannes 2012, tais como os de moda, design, frutas, música, doces e vinhos. No Lounge FilmBrazil, o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) está oferecendo degustação de frutas típicas do Brasil, enquanto o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) oferece premiados espumantes brasileiros. Há ainda degustação de cachaça, produzida pela Santa Dose. A marca brasileira de cosméticos Sol de Janeiro – única empresa brasileira de cosméticos que tem distribuição dos seus produtos nas lojas Sephora por toda Europa – também marca presença institucional no lounge.

Dez anos de FilmBrazil -O Projeto FilmBrazil comemora uma década neste ano mostrando ao mercado internacional que o Brasil possui qualidade técnica, inovação e criatividade, conectando profissionais de todo o mundo. O foco é a promoção do setor para o mercado externo, de maneira que clientes globais enxerguem as empresas e os profissionais brasileiros como aptos para trabalhar em qualquer produção audiovisual, do começo ao fim, e não apenas em partes do “pacote” de serviços.

Somente em 2011, a parceria da Apex-Brasil com a APRO atraiu ao País trabalhos que movimentaram US$ 11,5 milhões com obras publicitárias estrangeiras. Internamente, o mercado brasileiro de produção audiovisual publicitária movimenta, por ano, cerca de R$ 4,5 bilhões, com a produção de 13,5 mil filmes publicitários, aproximadamente.

“A produção publicitária brasileira é reconhecida internacionalmente como uma das mais criativas do mundo e o Projeto FilmBrazil vem contribuindo para ampliar ainda mais essa reputação lá fora”, explica Marianna Souza, gerente do FilmBrazil na APRO

Para a presidente da APRO, Leyla Fernandes, a parceria com a Apex-Brasil possibilita a manutenção do trabalho de fortalecimento da imagem das empresas e da indústria publicitária brasileira aos olhos de importantes players internacionais. “O profundo entendimento que a APRO possui do setor, unido às ferramentas e aos conhecimentos de negócios internacionais de que a Apex-Brasil dispõe, são fundamentais para que o FilmBrazil continue atingindo seus objetivos”, explica Sonia Piassa, diretora executiva da APRO.

“O Projeto FilmBrazil repete em 2012, de forma bem sucedida, a promoção da nossa produção publicitária junto a importantes mercados externos, contribuindo para ampliar os resultados da balança comercial de serviços”, analisa o gestor do Projeto FilmBrazil na Apex-Brasil, Christiano Braga.

“Estamos mostrando para o mundo a capacidade dos fornecedores brasileiros de atrair produtoras e agências estrangeiras para filmarem no Brasil. Nesta nova etapa do Projeto, estamos ressaltando a ideia do Brasil como um caleidoscópio de criatividade, diversidade cultural, capacidade de adaptação, inovação e ideias que podem se estabelecer no imaginário mundial”, Marianna considera.

Cannes Lions 2012 -O Projeto FilmBrazil tem, mais uma vez, forte presença institucional no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, maior evento do mercado de criatividade publicitária global. Além de organizar o Lounge FilmBrazil – espaço à beira-mar para aproximar profissionais do mercado de publicidade de todo o mundo e seus pares brasileiros –, o Projeto mantém-se entre os maiores patrocinadores do Festival, com seu gigantesco banner sobre a porta principal do evento, que acontece no Palais des Festivals. Tudo isso é feito focando no posicionamento do Brasil como um polo de produção de excelência. Neste ano, o banner destaca a campanha “Braziloscope: Open Your Eyes”, criada pela Agência Zebra de Luxe.

Em 2012, o FilmBrazil também investe, pelo terceiro ano consecutivo, no patrocínio master da competição Film Craft do Festival de Cannes. “Em um universo em que tudo gira em torno da criatividade, nada mais justo do que existir uma discussão a respeito das características de produção de filmes. É principalmente por esse motivo que incentivamos o Film Craft”, explica a presidente da APRO, Leyla Fernandes. “Nossa criatividade sempre foi reconhecida e respeitada internacionalmente. Porém, quando se trata da produção audiovisual publicitária, ainda existe uma imagem distorcida. Nosso trabalho, que há alguns anos era visto internacionalmente como barato, hoje começa a ser reconhecido pela sua excelência em qualidade, profissionalismo e inovação”, destaca Marianna Souza.

A APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais é uma entidade sem fins lucrativos que vem atuando em nome da indústria audiovisual há mais de 30 anos, centrando seus esforços no fortalecimento do segmento e na qualificação de suas empresas através do estabelecimento de padrões de ética e práticas de mercado. Seus associados são responsáveis por mais de 80% de toda a produção audiovisual de publicidade no Brasil.

O Projeto FilmBrazil é uma parceria entre a Apex-Brasil e a APRO. Criado em 2002, promove internacionalmente a alta qualidade das produções publicitárias e a criatividade dos profissionais brasileiros. Tem o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil como polo internacional de produção, subsidiando as produtoras nas suas ações e no melhor posicionamento de suas marcas no mercado internacional.

Apex-Brasil -A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Instância de formulação estratégica, a Apex-Brasil é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira