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21/06/2012 - 12:01

Lubrificantes Fenix se adéqua ao Proconve em apoio ao controle da poluição do ar

Novas ações de melhorias na qualidade do ar iniciaram-se este ano no Brasil, a partir do controle de emissões veiculares e da comercialização do diesel com baixo teor de enxofre: o diesel S-50. As medidas fazem parte da implantação das fases das legislações P-7 e L-6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), previstas desde 2009, e destinadas a veículos pesados e utilitários movidos a diesel, produzidos a partir de 2012.

A nova frota, preparada para ser menos poluente, está estimada em quase 170 mil novos veículos, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Em todo o país, cerca de três mil postos estão habilitados à disponibilização do combustível ‘mais leve’, vendido desde janeiro deste ano.

A nova legislação P-7 propõe a redução de 60% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP) em relação à fase atual (P-5) que é válida para veículos produzidos até dezembro de 2011. Os investimentos feitos para adequação das frotas ao diesel S50 servirão com base para a implementação da próxima etapa do plano, que prevê a entrada do óleo diesel S10, com teor ainda menor de enxofre, a partir de 2013.

Se comparada com o início do Proconve, em 1986, a redução de material particulado da nova fase é de 96,3% e a de NOx, de 87,3%. Diante das atuais necessidades sustentáveis a Lubrificantes Fenix – Ecofenix está se posicionado a favor do Meio Ambiente e, em apoio à causa, adquiriu dois caminhões Mercedes Benz modelo Acelo 1016, adaptados com tanque de 5.000 litros, com a tecnologia BluesTec5 para ser utilizado como VUC (Veículo Urbano de Coleta) e abastecimento exclusivo com o diesel S-50; o investimento equivale a R$224 mil.

O combustível certo para o BluesTec5 -A BluesTec5 exige novas tecnologias para caminhões e ônibus através da recirculação do gás de escapamento a EGr (Exhaust Gas recirculation), por meio da qual este gás retorna à admissão, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio (NOx). A tecnologia necessita também de um sistema de turboalimentação mais complexo e filtro de partículas no processo de escape. A outra tecnologia é a redução catalítica seletiva, SCr (Selective Catalityc reduction), um reagente líquido (Arla 32) é pulverizado no gás de escapamento, ocorrendo uma reação química no catalisador que praticamente neutraliza a geração de NOx quanto ao conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido. Este poluente é reduzido no próprio motor, durante a combustão.

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