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21/06/2012 - 12:11

X³ da Eurocopter chega aos Estados Unidos para demonstrações


Turnê oficial do helicóptero tem início em 20 de junho (quarta-feira).

Transportado a bordo de um avião de carga fretado, o X³ pousou no Texas na última terça-feira (12/06), completando a travessia do Atlântico partindo do Centro de Ensaios em Voo de Istres, na França. O helicóptero híbrido ficará baseado em Grand Prairie, Texas, sede da subsidiária da Eurocopter nos EUA, a American Eurocopter, em preparação para sua turnê oficial, que terá início amanhã, dia 20 de junho.

Durante a temporada americana, a aeronave fará escala em cinco localidades para apresentar sua excepcional performance, obtida pela combinação da plena capacidade de voo estacionário de um helicóptero com a velocidade de cruzeiro, própria de um turboélice. Além das demonstrações aéreas realizadas com a equipe de testes da Eurocopter, o X³ estará disponível para avaliações de voo por integrantes das forças armadas norte-americanas e também por operadores civis.

Nos testes até agora realizados no Centro de Ensaios em Voo de Istres, no sul da França, o X³ superou sua meta original de velocidade de 220 kts, atingindo mais de 230 kts (430 km/h) em voo nivelado, utilizando menos de 80% da potência disponível. Além de confirmar as suas excelentes qualidades de voo, manobrabilidade, capacidades de aceleração e desaceleração, a aeronave híbrida alcançou excepcional desempenho na subida e descida, juntamente com níveis de vibração muito baixos – e sem recorrer a nenhum tipo de sistema anti-vibração passivo ou ativo.

"Após o grande sucesso dos testes de voo realizados na Europa, a turnê nos Estados Unidos permitirá mostrar a maturidade da resposta da Eurocopter para aplicações em que o sucesso da missão depende da curta duração do voo, com velocidade máxima de cruzeiro a um custo operacional acessível", disse Lutz Bertling, presidente da Eurocopter. "É importante demonstrar como estamos aplicando a inovação para satisfazer as necessidades do mercado com soluções que estão disponíveis hoje, e que oferecem velocidades de cruzeiro 50% maiores do que os helicópteros padrão, com custos próximos, permitindo aumentos significativos na produtividade".

O demonstrador X³ está equipado com dois motores turboshaft que impulsionam um sistema de rotor principal de cinco pás e duas hélices instaladas em asas fixas de curta envergadura. Uma vasta gama de utilizações está prevista para esta configuração híbrida, incluindo atividades de longa distância, como de busca e salvamento (SAR), missões da guarda costeira, como patrulha de fronteira, transporte de passageiros, offshore, juntamente com os serviços intermunicipais de transporte. A aeronave também é adequada para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, SAR de combate e evacuação médica - beneficiando a combinação de altas velocidades de cruzeiro com excelente desempenho de decolagem e pouso vertical.

A Eurocopter avançou na configuração híbrida, desde o conceito até o primeiro voo, em menos de três anos. Depois de passar por testes em voo pela primeira vez em setembro de 2010, a proposta inicial de alcançar uma velocidade de 180 kts evoluiu rapidamente, durante um voo nivelado poucas semanas depois. Testes retomados em março de 2011, após uma atualização planejada para integrar as caixas definitivas para as operações a plena potência, o X³ superou facilmente sua meta original com uma velocidade de cruzeiro sustentada acima de 220 kts. [www.twitter.com/helibras].

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 650 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2011, a empresa teve um faturamento de R$ 288 milhões. [www.helibras.com.br].

Eurocopter e a EADS -Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 20.000 pessoas. Em 2011, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 5,4 bilhões de euros, representando um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior e pela primeira vez ultrapassando a marca de € 5 bilhões – valor recorde até então. Foram encomendados 457 novos helicópteros e uma quota de mercado de 43% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença internacional da Eurocopter é garantida por suas sudsidiárias e participações em 21 países nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede mundial de centros de serviços, distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.300 helicópteros Eurocopter em serviço através de 2.900 clientes em 149 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares do mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados. Em 2011, o Grupo, que inclui a Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter, faturou € 49,1 bilhões e empregou aproximadamente 133 mil pessoas. No Brasil, a EADS mantém investimentos há 34 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da Cassidian Brasil, da Astrium Geo Information Services Brasil, do escritório de representação da Airbus Military, da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista e de uma joint venture entre a Cassidian e a Odebrecht. Desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

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