Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 12:11

Consumidor de orgânicos investe em sustentabilidade e promove mercado justo

Estejamos atentos para o consumidor brasileiro, que começa a perceber o valor da sustentabilidade nos atributos de seus produtos. Na primeira semana de junho, em Amsterdã, no Fórum de Alimentos Sustentáveis, organizado pelo Organic Monitor, o diretor-chefe da área de sustentabilidade da KPMG, Barend Ven Bergen, apresentou uma pesquisa comportamental sobre os hábitos dos consumidores de produtos sustentáveis e verdes em mais de 10 países, com cerca de 8.000 entrevistas.

Foi identificado, para grande surpresa dos europeus, que a população do Brasil foi a que respondeu de forma mais correta e curiosamente demonstrou grande orgulho na definição do que é biodiversidade, uma vez que somos o seu maior hospedeiro.

Talvez esse não seja o reflexo do conhecimento da maioria da população brasileira, porém, partindo deste resultado, podemos sugerir que as pessoas que vivem no meio e têm esta definição muito clara, já podem ser potenciais sensibilizadores para toda a cadeia.

É preciso fazer um trabalho intenso de educação do consumidor para explicar os atributos que fazem um produto ser sustentável, orgânico e as diversas certificações que podem carregar. Cabe o papel do setor privado, da sociedade civil, governo, redes de distribuição e varejo, indústrias. Projetos desenvolvidos e programas nacionais podem ser os alicerces no processo de educar e sensibilizar.

Na cadeia produtiva deve-se estimular o processo de capacitação dos meios, não para se perder as suas origens, não para descontinuar a herança cultural de seus familiares nas atividades econômicas, nem provocar o êxodo rural forte a cada dia, mas aproveitar nossos biomas e melhorar os processos produtivos em suas comunidades, agregar valor aos seus produtos, trabalhar valores socioeconômicos e culturais, projetar nos seus produtos e atividades, trazendo valores de volta as suas origens.

O consumidor brasileiro está atento a esse novo momento, construindo uma relação de consciência que vai trazer segurança alimentar e sustentabilidade socioeconômica.

.Por: Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil[www.organicsbrasil.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira