Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 12:11

Agropecuária CFM faz sua primeira exportação de touros Nelore: o destino é o Paraguai

A Agropecuária CFM, maior fornecedora de touros nelore avaliados do Brasil, acaba de realizar a primeira exportação de touros Nelore com CEIP da sua história. Um lote de 40 touros nascidos em 2009 foi entregue no último dia de maio para o Condomínio Valente Gomes, no município de Mariscal José Felix Estigarribia, em Boqueron (Paraguai).

O Condomínio Valente Gomes já conta com 32 touros trabalhando em sua fazenda em Tacuru, no Mato Grosso do Sul. “Os animais foram adquiridos entre 2010 e 2011. Devido aos excelentes resultados e ao nosso trabalho focado em características econômicas e DEPs, ele decidiu também utilizar os touros CFM na sua propriedade do Paraguai, escolhendo um novo lote de reprodutores”, ressalta Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

“A genética CFM é perfeitamente adequada aos objetivos do projeto pecuário do Condomínio Valente Gomes. Os touros são avaliados e selecionados para as características produtivas que buscamos. Aguardamos com entusiasmo o início do trabalho na vacada”, afirma Fernando Valente Gomes.

“Nos sentimos recompensados por esta confiança do Condomínio Valente Gomes. Esta é a primeira exportação da história da CFM e comprova que a nossa genética apresenta ganhos econômicos, inclusive em países vizinhos. O negócio gera divisas para o Brasil, além de projetar a pecuária brasileira como fonte de tecnologia e know-how para outros países. Esta exportação também abre a possibilidade de mais pecuaristas do Paraguai levarem touros CFM para suas fazendas, uma vez que já tivemos outras consultas”, complementa Teixeira.

Passo a passo – Após decisão de compra do Condomínio Valente Gomes, no final de fevereiro passado foi pedida autorização do Senacsa (Servicio Nacional de Calidad y Salud Animal), do Ministério da Agricultura paraguaio, para importação dos touros do Brasil para propriedade do grupo, em Mariscal José Felix Estigarribia/Boqueron.

No processo de exportação, o país importador especifica o passo a passo a ser cumprido. Esta negociação seguiu o protocolo entre os países-membros do Mercosul, incluindo quarentena oficial, sob supervisão do Serviço Veterinário Oficial do Brasil. A quarentena foi realizada na Fazenda São Francisco (Magda, SP), sob supervisão local do médico veterinário dr. José Márcio Luiz Gomes, da unidade da UTRA Rio Preto, e orientação do Serviço de Saúde Animal (SSA), todos ligados à Superintendência Federal do MAPA, em São Paulo.

Durante o período de quarentena, os animais ficaram sob isolamento e foram submetidos a uma série de exames sanitários. Somente após a conclusão negativa para todas as enfermidades importantes e período de carência oficial, os animais foram embarcados em caminhões lacrados para o Paraguai.

Após o processo de exportação, inspeção e fiscalização ocorrido em Ponta Porã (MS) e entrada em Pedro Juan Cabalero (Paraguai), os animais continuaram a viagem até a Fazenda Taj Mahal, com acompanhamento de médico veterinário do Serviço Oficial do Senacsa, que coordenou o desembarque dos 40 touros na manhã do dia 1º de junho – o lote permanece sob outro período de quarentena oficial na fazenda do importador até ser liberado para o rebanho da fazenda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira