Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2012 - 09:24

12 mil sensores biométricos da Lumidigm garantem praticidade e segurança a caixas eletrônicos brasileiros

Um dos maiores bancos privados da América Latina investe em biometria com imagem multiespectral, que faz a leitura da ponta de dedos danificados, secos, úmidos ou sujos.

A Lumidigm, trabalhando em parceria com a Itautec, fabricante/integradora brasileira de equipamentos de TI, automação comercial e bancária, está implantando as primeiras 12 mil unidades (de um total de 33 mil) de sensores biométricos com imagem multiespectral nos caixas eletrônicos de um dos maiores bancos privados da América Latina. Os leitores de impressão digital da Lumidigm estão reduzindo problemas de roubo de identidade, bem como o desperdício, as fraudes e o uso indevido das senhas normalmente utilizadas para acessar os terminais bancários.

O banco em questão estava atento ao fato de que várias senhas vinham sendo utilizadas dentro de seu sistema interno. A organização precisava encontrar uma forma de garantir que cada pessoa tivesse apenas uma única identidade e de fornecer a todos os clientes uma maneira segura de acessar suas contas nos terminais bancários. A biometria atenderia aos dois desafios. Mas, para ser bem-sucedida, teria de apresentar alto grau de confiabilidade, já que nem sempre os caixas eletrônicos são supervisionados. Ou seja, pode não haver a quem recorrer em caso de problemas com a transação bancária. Como a tecnologia de imagem multiespectral da Lumidigm oferece boa leitura já na primeira tentativa de uso do sensor biométrico, enxergando tanto a camada superficial da pele como uma segunda camada mais profunda da ponta dos dedos sob quaisquer condições, ela foi escolhida para ser implantada em todos os terminais. Em resumo, a segurança foi reforçada com o simples, fácil e intuitivo toque de um dedo.

O sistema dos caixas eletrônicos Itautec poderá ser conferido no estande I12 durante o CIAB 2012 -“A Itautec tem o 10º maior número no mundo de caixas eletrônicos sendo utilizados. Portanto, precisávamos de uma solução eficiente”, diz Fabrizio Vargas – responsável pelos sistemas biométricos na Itautec. “O sistema deve funcionar ininterruptamente, de modo a atender ao alto nível de segurança e desempenho exigido pelos clientes bancários. Escolhemos os leitores biométricos da Lumidigm porque, independentemente das condições da impressão digital (danificada, seca, molhada ou suja), o usuário poderá acessar os caixas eletrônicos de modo prático e seguro, sem supervisão. De forma pioneira, essa implantação está apresentando à comunidade mundial das instituições bancárias o próximo passo em termos de comodidade e segurança para elas mesmas e para seus clientes”.

Na opinião de Bill Spence, vice-presidente de sistemas transacionais da Lumidigm, os sensores Venus proporcionam um aumento de segurança para os bancos e seus clientes, melhorando também a interface entre eles. “Seu dedo é a sua senha”, destaca o executivo. “Trata-se de um fenômeno mundial. Na África do Sul, muitos bancos de grande porte também já começaram a implantar sistemas de identificação por sensores biométricos. Ao proporcionar fácil acesso às contas bancárias com esse alto nível de segurança, é visível o aumento de satisfação dos clientes”.

Com um sistema financeiro bastante avançado do ponto de vista tecnológico, os bancos latino-americanos estão investindo em novas tecnologias para aumentar ainda mais a segurança de seus sistemas. Isso envolve a adoção da identificação de impressões digitais nos caixas eletrônicos. Além de reforçar a segurança, os bancos poderão oferecer maior comodidade aos clientes, já que não é necessário nenhum treino específico para o uso dos sensores biométricos. Basta apenas colocar o dedo no leitor. A biometria, que até então era limitada ao controle dos funcionários, na sala dos fundos, agora está sendo apresentada aos clientes com confiança.

Itautec é a empresa de tecnologia do Itaúsa, um dos maiores grupos privados do Brasil. Com mais de 32 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de soluções de TI nas áreas de negócios – como automação comercial e bancária, computação pessoal e corporativa, e serviços de TI, a Itautec é um dos maiores fabricantes brasileiros de caixas eletrônicos, terminais, servidores, notebooks, computadores e tablets. Com seis filiais internacionais e produtos instalados em clientes de 40 países, a Itautec é um forte provedor de soluções de TI para a área financeira, tendo recebido prêmios como o World Finance Technology Awards para a América Latina em soluções de segurança, o Best Branch IT Provider e o Best Retail Banking Provider. A Itautec também é reconhecida pelo Retail Banking Research por ter a 10ª maior base de caixas eletrônicos instalada e por ser – pelo terceiro ano consecutivo – a empresa latino-americana mais bem posicionada no ranking Fintech 100, ocupando a 29ª posição em 2011.

Perfil - A Lumidigm Inc., empresa de soluções globais de autenticação, se dedica a prover uma identificação conveniente, segura e confiável de pessoas, produtos e credenciais. A tecnologia Lumidigm de imagens multiespectrais e seu software inovador permitem aplicações no mundo real para clientes que precisam saber “quem” ou “o quê” com altíssimo grau de certeza. Com sede em Albuquerque, no Novo México (Estados Unidos), os sensores biométricos da Lumidigm e os equipamentos de soluções visuais opticamente aprimoradas atendem às necessidades dos clientes de todo o mundo em termos de controle de acesso físico e lógico em mercados como bancos, instituições de saúde, entretenimento e parques temáticos, além da identificação civil e governamental. A Lumidigm e seus parceiros estratégicos estão desenvolvendo soluções de aplicação industrial, comercial, e de transportes. [www.lumidigm.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira