Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2012 - 10:01

Cidades sul-africanas são as mais competitivas da África segundo relatório da EIU

Pesquisa encomendada pelo Citi revela a competitividade das 120 maiores cidades do mundo. Cidades de médio porte estão emergindo como impulsionadoras do crescimento global.

Joanesburgo – Uma nova pesquisa da Economist Intelligence Unit (EIU), encomendada pelo Citi, revela que Joanesburgo e a Cidade do Cabo lideram o ranking de competitividade na África. Na classificação geral, elas estão em 67º e 73º lugar, respectivamente. O relatório, intitulado Hot Spots (pontos de destaque), classifica as cidades mais competitivas do mundo através da suas capacidades demonstradas de atrair capital, negócios, talento e turistas. Com uma população combinada de cerca de 750 milhões de habitantes, as 120 cidades que integram o ranking representam aproximadamente 29 por cento da economia global e geraram um PIB combinado de US$ 20,24 trilhões em 2011.

"Este relatório foi encomendado para que possamos entender melhor a importância da competitividade no mercado e descobrir onde haverá maior crescimento, oportunidade e talento no futuro. Os resultados significativos poderão ser utilizados para o benefício dos nossos clientes, instituições e municípios," disse Donna Oosthuyse, Diretora Geral do Citi para a África do Sul.

As economias de várias cidades africanas e latino-americanas vêm expandindo desde 2010 e a previsão é de que esta tendência continue até 2016, quando Lagos alcançará um crescimento anual de 6,8%, Lima (6,8%), Bogotá (5,4%), Medellín (5,4%) e Nairobi (5,2%). Todas essas cidades deverão figurar entre as 40 cidades que mais crescem no mundo a partir de 2012-2016. A concomitante melhoria em alguns aspectos da sua competitividade – como a qualidade da infraestrutura e ambientes regulatórios – poderia levar essas cidades a subir no ranking rapidamente.

Apesar de essa ser uma boa notícia para a África do Sul, as cidades da África e América Latina são geralmente menos competitivos em uma escala global. Na África, somente as cidades sul-africanas receberam posições de destaque. Na América Latina, houve apenas um representante na metade superior do ranking. Embora os resultados pareçam desencorajadores, o relatório pode ajudar os países em desenvolvimento a melhorar a sua atual classificação, principalmente porque as economias emergentes têm a vantagem adicional de atrair talentos do mundo inteiro.

No geral, as cidades globais mais competitivas estão na Europa e nos Estados Unidos. De acordo com o relatório, as dez cidades mais competitivas do mundo são: Nova Iorque (1º lugar), Londres (2º lugar), Singapura (3º lugar), Paris e Hong Kong (4o lugar - empate), Tóquio, (6º lugar), Zurique (7º lugar), Washington, DC (8º lugar), Chicago (9º lugar) e Boston (10º lugar).

"Outras cidades estão se tornando mais economicamente dinâmicas, especialmente as cidades asiáticas. No entanto, cidades europeias e americanas têm uma vantagem histórica, o que lhes confere um forte diferencial competitivo", disse Leo Abruzos, Diretor Global de Previsões do EIU. "As cidades desenvolvidas são melhores em termos de atrair talentos do mundo inteiro”, complementou Abruzos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira