Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2007 - 11:11

ALERJ dá início a aulas de educação para funcionários jovens e adultos

Leila Ribeiro acorda todos os dias às 7h. Casada e mãe de um menino de nove anos, ela levanta, faz o café, prepara o almoço, realiza tarefas domésticas, deixa o filho na escola e, às 13h, vai para o trabalho. Funcionária terceirizada do serviço de limpeza da Assembléia Legislativa do Rio, Leila só sai do trabalho às 22h. A rotina é puxada, mas, com muita vontade própria e estimulada por uma parceria da Escola do Legislativo Fluminense (ELF) da Alerj com o Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ), a funcionária vai passar, a partir do dia 2 de outubro, a ter uma atividade a mais: entre 16h e 18h, a servente se dedicará a concluir o ensino fundamental. "Se em algum momento não pude concluir meu estudos, agora vou até o final e pretendo me formar professora. Quero ensinar a muitas crianças tudo o que aprenderei com bastante garra aqui", planeja. Este foi o clima de vitória que envolveu os 67 funcionários da Alerj que estiveram presentes na aula inaugural do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da ELF, no dia 1º de outubro, no Centro Administrativo da Assembléia.

Coordenador da Escola do Legislativo, o deputado Gilberto Palmares (PT) ressaltou que dez setores da Casa estão representados com alunos já matriculados, além de 18 gabinetes. "Isso mostra a importância do projeto, porque os chefes de cada setor se mobilizaram e remanejaram sua equipe para permitir que os funcionários estudem. E isso é fundamental porque a Alerj tem que ser vista como um conjunto. Cada trabalhador aqui tem sua relevância e, com o estudo, todos ganham", ressaltou o parlamentar. "Parabenizo a todos pela perseverança e persistência porque é ainda mais difícil voltar a estudar quando as atividades são muitas e envolvem a família, o emprego e outras responsabilidades", destacou Palmares.

O EJA é dividido em módulos, contemplando o primeiro segmento do ensino fundamental (1ª à 4ª série) e o segundo (5ª à 8ª série), que podem ser concluídos em até 18 meses, e o ensino médio, que irá durar 24 meses. As aulas do programa, que, em parceria com o Sesi, propiciarão aos funcionários efetivados, comissionados, requisitados e terceirizados a conclusão da educação básica, podem ser freqüentadas por alunos que ainda não tenham feito a matrícula. Basta seguir até a ELF, localizada no Centro Administrativo da Alerj, na Rua da Alfândega, 8, no 2º andar, para obter mais informações. Durante a reunião de inauguração, estiveram presentes o diretor-geral da Alerj, José Machado; a diretora-geral da ELF, Iraneth Monteiro; o coordenador administrativo do Sesi, Luiz Antônio; e a diretora de Escola do Sesi, Vera Savaget. No fim do evento, os alunos já matriculados receberam gratuitamente o material didático. | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira