Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2007 - 11:22

60 anos do MASP

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) completou 60 anos no dia 2 de outubro. Considerado um dos principais espaços culturais da capital paulista e dono do mais importante acervo da América Latina, o museu inicia as comemorações de seu aniversário com uma nova exposição de sua coleção A Arte do Mito.

A inauguração terá uma solenidade para convidados, da qual participa, representando o Ministério da Cultura, o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Demu/Iphan), José do Nascimento Júnior.

Com curadoria de Roberto Magalhães, A Arte do Mito é a primeira de uma série de quatro mostras temáticas previstas. Dividida em sete módulos, a coletiva passeia pela mitologia greco-romana numa seleção de 49 obras criadas a partir do século XIV.

A programação de aniversário também conta com a primeira exibição de um retrato de Assis Chateaubriand, o fundador da instituição, pintado em 1954 pelo artista russo radicado no Brasil Dimitri Smailovitch.

Museu da Arte de São Paulo - O MASP foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand,fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém-chegado ao Brasil.

Quem visita o MASP pode apreciar obras da escola italiana, de Rafael, Andrea Mantegna, Botticceli e Bellini; de pintores flamengos como Rembrandt, Frans Hals, Cranach ou Memling. Entre os espanhóis estão Velazquéz e Goya.

A maior parte do núcleo de arte européia do MASP é de pintura francesa. Destacam-se os retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, as alegorias das quatro estações de Delacroix. Do movimento impressionista, possui várias obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas. Dos pós-impressionistas, quadros de Van Gogh e de Toulouse-Lautrec.

Outro destaque do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas de Edgar Degas. Uma coleção de bronzes, feitos em tiragem de 73 peças, só pode ser vista integralmente no Masp e em poucos museus como no Metropolitan em New York, ou no Museu D`Orsay em Paris.

A exposição estará aberta ao público a partir do dia 3 de outubro, com ingressos a R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia). O MASP situa-se à Av. Paulista, 1578 - São Paulo. Informações: (11) 3251-5644. | www.masp.uol.com.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira