Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 10:51

Escola de Gente forma jovens que estrearam seus conhecimentos em mídias acessíveis na Rio +20.

Projeto beneficiou quarenta e dois alunos vindos de Sulacap, Rocinha e Jacarezinho.

A ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão realiza no próximo dia 26 de junho (terça-feira), às 14h, no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, na Rocinha, a formatura da primeira turma do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade. Com apoio do Programa Oi Novos Brasis, o projeto é uma parceria com a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde, iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, do Centro de Promoção da Saúde e da Plataforma de Centros Urbanos do Unicef.

Durante cerca de cinco meses, a Escola de Gente preparou e capacitou 42 jovens com e sem deficiência, com idade entre 15 e 29 anos, nas favelas da Rocinha e do Jacarezinho, além do bairro de Sulacap, em conceitos básicos de Libras e audiodescrição. Os alunos tiveram acesso a aproximadamente 180 horas de oficinas de mídias acessíveis, com conteúdos e práticas inovadoras, além de material didático distribuído em formatos acessíveis.

Resultado Imediato - O objetivo da iniciativa é sensibilizar estes jovens para que possam disseminar e aplicar esses conteúdos na prática, em sua relação com a comunidade e com a sociedade, atraindo inclusive novas oportunidades no mercado de trabalho. Essa formação diferenciada resultou na seleção de quatro alunos, sendo dois com deficiência, para atuar como voluntários na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Apenas 4% dos voluntários tinham alguma deficiência. Três educadores do projeto também trabalharam diretamente na garantia de acessibilidade nas atividades da Rio+20.

O projeto reuniu metodologias premiadas da Escola de Gente, como as Oficinas Inclusivas, realizadas mais de 400 vezes em diferentes países do mundo, e as oficinas de teatro. Na formatura, os jovens apresentarão uma peça completamente acessível, com Libras, audiodescrição e legenda eletrônica, aplicando o conhecimento adquirido na formação.

Segundo dados do Censo Demográfico/2000 do IBGE, o Brasil tem a maior geração de jovens de todos os tempos. São 48 milhões de brasileiros(as) com idade entre 15 e 29 anos, sendo mais de seis milhões com pelo menos uma deficiência (14,7% do total de jovens). De acordo com a Organização das Nações Unidas, 82% das pessoas com deficiência no mundo vivem abaixo da linha da pobreza, sendo grande parte na faixa da infância e juventude. Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento revelam, ainda, que, em relação ao recorte étnico/racial no Brasil, as populações negras e indígenas são as que apresentam o maior percentual de pessoas com deficiência dentro do total geral da população, respectivamente 18% e 17%.

“Com o cruzamento, raça/etnia, pobreza e deficiência, percebemos que esta população é ainda mais discriminada porque é a soma de vários estereótipos. Para reverter este quadro é preciso investimento em formação em acessibilidade na comunicação, pois é onde ocorre a maioria dos processos de discriminação.”, ressalta Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente.

O projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade é parte das comemorações pelos 10 anos da Escola de Gente. Dedicada a criar e monitorar políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência, a organização vem trabalhando com ações de impacto nas áreas de cultura, comunicação, políticas públicas para a juventude e criação de indicadores de acessibilidade para sustentabilidade.

.[Formatura do Projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade, e dia 27 de junho de 2012 (quarta-feira), às 14h, Rua Bertha Lutz nº 80, 18º andar, ao lado da quadra da G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira