Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2012 - 08:18

Músicas antigas e brincadeiras de rua estimulam idosos no Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Estudo do HU-USP identifica fatores de risco para quedas de idosos.

Exercícios de memória com músicas antigas, brincadeiras de rua e peça teatral marcam as atividades do Dia Mundial de Prevenção de Quedas dos Idosos no Hospital Universitário da USP, no dia 27 de junho (quarta-feira). Um projeto com a casa ideal também estará aberta aos participantes.

O Hospital Universitário promoverá as atividades no anfiteatro do hospital e também na área externa, com atividade física e brincadeiras como Escravos de Jô, Bambolé, Batata-quente. Podem participar pessoas com idade superior a 60 anos. Os interessados devem se inscrever pelo site do HU (www.hu.usp.br ). Organizado pelo grupo de prevenção de quedas do HU, com apoio da Escola de Educação Física e Esportes da USP, o evento tem o objetivo de estimular mudanças de comportamento e orientar idosos sobre fatores de risco que podem causar queda.

Os resultados recentes de pesquisa realizada com 90 idosos atendidos pelo grupo de prevenção de quedas do HU, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011, mostram que o risco de desnutrição ou desnutrição propriamente dita; depressão, número de comorbidades, déficit cognitivo e alteração de marcha estiveram significativamente associados com quedas na população avaliada. As mulheres tiveram as maiores taxas de quedas, bem como de fraturas decorrentes das mesmas. O estudo foi realizado com base em questionários respondidos pelos pacientes, bem como de testes realizados com os idosos nos atendimentos realizados pelo grupo.

Para o doutor Egídio Dórea é “necessário orientar essa parcela da população, pois há a necessidade do reconhecimento desses fatores de uma forma individualizada e a intervenção apropriada para a prevenção adequada das quedas”.

O Grupo de Prevenção de Quedas de Idosos do HU-USP conta atualmente com equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiras, fisioterapeuta, farmacêuticos, nutricionistas, psicóloga, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. O objetivo do grupo é reduzir as taxas de quedas na população idosa e diminuir as complicações decorrentes, como fraturas, internação, perda da independência, ingresso em casas de repouso e morte.

Casa ideal -Uma casa ideal será montada no Ambulatório da Fisioterapia do HU para orientar os idosos a diminuírem os riscos de quedas em suas residências e tornar o espaço mais acessível, principalmente para aqueles com problemas de memória ou dificuldade visual diminuída. Nos quatro ambientes do projeto (sala, cozinha, quarto e banheiro) terapeutas ocupacionais darão orientação aos idosos durante a visita.

A casa terá desde os mobiliários e equipamentos mais adequados, como também sugestões de onde guardar os remédios e de fazer a organização do dia a dia. Cores contrastantes no chão, timer no fogão, etiquetas e marcadores (lixas) no chão, abajur próximo a cabeceira, chinelo que não escorregue também fazem parte do projeto.

.[Dia Mundial de Prevenção de Quedas dos Idosos, dia 27 de junho (quarta-feira), das 13h às 18h,no Anfiteatro do 2ª andar - Hospital Universitário da USP, Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 - Cidade Universitária - São Paulo (SP)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira