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26/06/2012 - 08:54

Inea emite Licença de Instalação para obras da Linha 4 do metrô na Zona Sul do Rio

Previsão é de que as obras sejam iniciadas em julho de 2012, após autorização da Prefeitura do Rio.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concedeu na tarde do dia 25 de junho (segunda-feira), a Licença de Instalação para as obras da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) na Zona Sul do Rio. Na região, serão construídas quatro novas estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea) e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em julho de 2012, após autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Com 16 quilômetros de extensão e seis estações, a Linha 4 (Barra da Tijuca – Ipanema) é o maior investimento do Estado em transporte público e vai beneficiar, já em 2016, cerca de 300 mil passageiros por dia, além de retirar das ruas mais de 2 mil carros por hora/pico. Iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca, as obras da Linha 4 do metrô já têm mais de dois mil metros de túneis escavados.

Preservação da Nossa Senhora da Paz -A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, está incluída no projeto de sustentabilidade das obras: haverá 100% da área verde restabelecida. A saber: quase a totalidade das árvores será preservada e, além disso, haverá replantio com mudas de árvores que precisarem ser removidas. Técnicos do Governo do Estado e da Concessionária Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4, fizeram todas as intervenções para oferecer a sustentabilidade à Praça Nossa Senhora da Paz.

Os acessos à Estação Nossa Senhora da Paz – que será uma estação subterrânea - serão construídos do lado de fora da grade que cerca a praça, nas calçadas das ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. O usuário do metrô não precisará entrar ou cruzar a Praça para acessar o metrô.

O Governo do Estado e a Concessionária Rio Barra incluíram no projeto da Linha 4 o plantio de outras 400 mudas no Bairro de Ipanema e a instalação de bicicletários nas estações da Linha 4 – duas exigências do INEA.

Estado estuda expansão da Linha 4 até o Centro -O Governo do Estado do Rio de Janeiro está modelando um termo de referência para contratar um projeto de expansão da Linha 4 do metrô que ligue a Estação da Gávea ao Centro da cidade, passando pelos bairros de Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras.

Diferentemente do que ocorria no antigo traçado, em que o túnel seria construído pelo maciço rochoso e terminava em Botafogo, os técnicos agora trabalham no desenvolvimento do termo para contratação dos projetos, conceitual e básico, de uma extensão metroviária que siga até o Centro da cidade, nas proximidades do Largo da Carioca.

O plano é utilizar o mesmo tipo de equipamento para a escavação de túneis, o Shield (conhecido como “tatuzão”), que será utilizado no trecho Ipanema, Leblon e Gávea.

Esta tecnologia tornará possível o trajeto por baixo da Rua Jardim Botânico, levando as estações do trecho para os locais de maior demanda, maximizando o atendimento à população.

A previsão é que este termo de referência seja finalizado até dezembro de 2012, quando poderá ser licitado.

O prazo de elaboração dos projetos está estimado em 18 meses.

Esta é apenas a primeira extensão analisada, outras expansões também estarão na pauta dos estudos dos técnicos estaduais, entre elas a expansão do Jardim Oceânico até o Trevo das Palmeiras, conhecido como Cebolão, na Barra da Tijuca. Com os projetos detalhados, tal empreendimento estará pronto para ser colocado em prática pelos próximos governos.

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