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26/06/2012 - 09:06

Vendas de genéricos somam R$4,2 bilhões e crescem 21,2% em unidades de janeiro a maio

Segmento alcança marca de 26% de participação de mercado e 264 milhões de unidades comercializadas.

Os medicamentos genéricos fecharam os cinco primeiros meses de 2012 mantendo forte expansão nas vendas. O segmento mais uma vez apresentou crescimento superior ao registrado pelo mercado farmacêutico total. De janeiro a maio deste ano foram comercializados 264 milhões de unidades de genéricos no mercado brasileiro contra 216 milhões em igual período de 2011, o que representa alta de 21,2%.

As vendas nos cinco primeiros meses somaram R$ 4,2 bilhões, cravando um aumento de 34 % frente aos R$3,1 bilhões apurados no mesmo período de 2011. Os dados são do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.

Em maio, a participação de mercado dos genéricos em unidades bateu a marca de 26% , ante 24,4% no mesmo período do ano passado. Em valores também se detectou aumento na participação dos genéricos. De janeiro a maio de 2011 o share era de 19,9% e no mesmo período deste ano saltou para 22,3%.

O mercado farmacêutico total também vem apresentando crescimento frente aos cinco primeiros meses de 2011, porém em ritmo inferior ao dos genéricos. O conjunto da indústria registrou vendas de 1,0269 bilhão de unidades de janeiro a maio de 2012 contra 921,6 milhões em igual do ano anterior, fechando com alta de 11,7%. Pelo critério valor houve avanço de 17,8% no período. As vendas totais foram de R$ 19,4 bilhões contra R$16,5 bilhões registradas de janeiro a maio do ano passado.

Ao excluir os genéricos da avaliação sobre desempenho do mercado farmacêutico brasileiro, se constata que o mesmo apresentou crescimento de 8,5% no volume de unidades comercializadas. Pelo critério valor, o mercado farmacêutico total, excluindo os genéricos, apresentou evolução de 2,2% no período, considerando as vendas auditadas em dólar.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles, o setor deve superar a marca de 30% de participação de mercado ainda em 2012. “Neste ano teremos crescimento acima de dois dígitos, superando o desempenho do restante do setor farmacêutico e bem acima da expectativa que se tem em torno do PIB. Isso se deve ao fato de que os genéricos reúnem dois atributos muito importantes para qualquer produto: bom preço qualidade”, afirma.

A executiva explica que embora os genéricos sejam por lei obrigados a custar 35% mais baratos que os medicamentos de referência, os consumidores podem encontrar genéricos com preços 70% mais baixos. “Essa oportunidade de acesso por meio de produtos de baixo custo e o aumento da confiança dos consumidores nos genéricos explicam o desempenho do setor”, conclui Salles.

Pró Genéricos -Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as 12 associadas da Pró Genéricos concentram mais de 80% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. [www.progenericos.org.br].

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