Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2007 - 11:35

Michelin lança nova gama mundial de pneus 4x4 denominada latitude


Nova gama será composta por nove modelos de pneus, que serão lançados no mercado europeu até 2010; no Brasil, ao todo serão cinco.Os pneus Michelin Latitude Tour HP e Michelin Latitude Sport acabam de chegar ao mercado brasileiro.O terceiro modelo da gama, o Latitude Diamaris, que equipa o BMW X3, chegará no Brasil ainda este ano.

A Michelin traz para o Brasil os pneus Latitude Tour HP e Latitude Sport, pertencentes à nova gama mundial da marca voltada para veículos 4x4 de alto desempenho. A gama Latitude será formada por nove modelos de pneus no mercado europeu, apresentados até 2010. No Brasil, ao todo serão cinco modelos, começando com os novos Latutide Tour HP e Latitude Sport. Em seguida, é a vez do Latitude Diamaris chegar ao mercado brasileiro.

Os proprietários de veículos 4x4 utilizam seus veículos quase que exclusivamente em asfalto. Na verdade, as exigências feitas por eles com relação aos pneus originais são semelhantes às manifestadas pelos de veículos de passeio, no que se refere a conforto, segurança, aderência e comportamento. Nos veículos SUV, porém, devido ao peso e à elevada potência, existe uma insatisfação dos consumidores quanto ao desgaste excessivamente rápido dos pneus. Entretanto, a principal expectativa continua sendo a segurança e a estabilidade em pista molhada.

Um estudo realizado pelo Research International na Alemanha, na França e na Grã-Bretanha revelou que 40% dos proprietários de um veículo 4x4 consideram o desempenho prioritário. O novo Michelin Latitude Tour HP responde especificamente a esse triplo objetivo: oferecer maior durabilidade e conforto possíveis, com a máxima segurança.

Ao mesmo tempo, a cada ano que passa as montadoras fabricam veículos cada vez mais pontentes. O Porsche Cayenne de 2ª geração é um dos modelos emblemáticos. E esta evolução imprime uma mudança na maneira de projetar os pneus para veículos 4x4. Por esse motivo, o novo Michelin Latitude Sport foi desenvolvido em estreita colaboração com a Porsche e pode ser considerado o pneu de referência para o Porsche Cayenne, sendo também homologado para os SUV de alto desempenho das principais marcas.

Michelin Latitude Tour HP: maior durabilidade em relação à concorrência - Mais 35% de quilometragem é o que permite rodar o novo Michelin Latitude Tour HP, em média, em relação a seus concorrentes das marcas Premium. Esta informação resulta de um estudo imparcial realizado em outubro de 2006 e janeiro de 2007 pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, com a utilização das duas principais dimensões do mercado deste segmento na categoria.

Na dimensão 235/65 R 17, o Michelin Latitude Tour HP, testado em um Volkswagen Touareg, dura 33% a mais do que a média dos seus concorrentes. A diferença chega a 38% na dimensão 215/65 R 16 (testes realizados com o modelo Nissan X-Trail).

Isto significa que, nas mesmas condições de uso, enquanto os pneus da concorrência rodam em média três anos, o novo Michelin Latitude Tour HP roda um ano a mais, quatro anos.

Mais conforto - A falta de conforto é um dos principais motivos de insatisfação mencionados pelos proprietários de veículos 4x4, segundo pesquisa realizada pela empresa Research International, no Brasil. O conforto depende de dois aspectos: ruídos e vibrações.

O Michelin Latitude Tour HP é 5% mais silencioso e gera 5% menos vibrações do que o seu predecessor, o Michelin MXV4 +, cujo desempenho já era considerado excelente nesses dois aspectos. O MXV4 + foi usado como referência, por ter sido equipamento original no primeiro BMW X5.

Mais segurança - O Michelin Latitude Tour HP oferece maior durabilidade, sem perder o desempenho e a segurança, durante toda a sua vida útil.

As estatísticas de acidente indicam que, na Europa, o risco de acidente por quilômetro rodado é de duas a três vezes maior em pista molhada do que em pista seca. Em pista molhada, o Michelin Latitude Tour HP oferece aderência 5% superior ao do Michelin Energy MXV4 +.

Menos emissões de C02 - Em 1992, a Michelin fez uma revolução tecnológica ao incorporar, pela primeira vez, a sílica na fabricação de seus pneus, reduzindo a resistência à rodagem com conseqüente diminuição do consumo de combustível. Dessa forma, as emissões de C02 também foram reduzidas. Esse é mais um dos diferenciais do Michelin Latitude Tour HP.

Com o ganho em durabilidade, devido aos melhores resultados em resistência à rodagem com relação aos seus principais concorrentes - 13% (em 215/65 R 16) até 38% menos (em 235/65 R 17) -, ocorre também uma economia média de combustível de 0,2 km/l (para um veículo de duas toneladas com consumo de 8 km/l), e uma redução nas emissões atmosféricas de C02 da ordem de 5,7 g/km.

Características técnicas do Michelin Latitude Tour HP - Foram combinadas três inovações tecnológicas de ponta no Michelin Latitude Tour HP. Assim, foi possível obter mais durabilidade, conforto, segurança e resistência à rodagem.

1ª tecnologia - A primeira tecnologia, o "Terrain Proof Compound", é uma mistura de borrachas utilizada nos pneus de mineração e terraplenagem que oferece maior durabilidade.

Pela primeira vez, a Michelin utiliza em um pneu 4x4 de estrada uma mistura de banda de rodagem cujo polímero é derivado das aplicações dos pneus de mineração e terraplenagem, pois a abrasão provocada pelo terreno acidentado provoca desgaste acelerado.

Concebido para atingir um alto desempenho na estrada, a mistura de borracha terrain-proof também possibilita o seu uso fora das estradas asfaltadas, com alta resistência à abrasão, graças a uma maior coesão da borracha.

É dessa tecnologia que resulta uma vida útil maior, em termos de quilometragem do Michelin Latitude Tour HP. E tal durabilidade ocorre qualquer que seja o uso do pneu: polivalente (qualquer tipo de terreno ou sobre pedras, por exemplo), esportivo, ou ainda durante transporte de carga pesada.

2ª tecnologia - A segunda tecnologia, os recortes transversais StabiliGrip, oferecem maior conforto e segurança em pista molhada. A presença dos recortes transversais na banda de rodagem tem um duplo objetivo: eles participam do conforto sonoro do veículo, porque criam uma boa interferência do ruído da escultura, e permitem maior aderência em pistas escorregadias.

Os novos recortes transversais StabiliGrip utilizados no Michelin Latitude Tour HP possuem uma função de autotravamento. Todos se fixam entre si para oferecer maior rigidez da escultura na área de contato, proporcionando assim uma melhor precisão na direção.

Ou seja, o Michelin Latitude Tour HP contribui para um comportamento mais seguro do veículo, inclusive durante situações de alto desempenho, proporcionando, simultaneamente, mais conforto aos passageiros.

3ª tecnologia - Terceira tecnologia, inédita em nosso mercado, a estrutura deformável, porém rígida, proporciona uma vida útil mais longa, com maior segurança em pista molhada. Esta inovação combina uma arquitetura que se deforma facilmente para maximizar o contato com a superfície, permitindo assim utilizar uma escultura rígida.

Além das qualidades de aderência - sobretudo em pista molhada - esta grande rigidez gera uma maior precisão na direção e uma perfeita homogeneidade das pressões na zona de contato, daí decorrendo um desgaste mais uniforme e, portanto, maior vida útil em termos de quilometragem.

Homologações do Michelin Latitude Tour HP em veículos novos - O novo Michelin Latitude Tour HP já está homologado para os veículos 4x4 de última geração (homologações obtidas a partir de 1º de janeiro de 2007): Audi Q7 | BMW X5 (novo) | Kia Sorento (reestilizado) | Land Rover Freelander (novo) | Mercedes ML & R (novos) | Mercedes GL (novo) | Porsche Cayenne (2ª geração) | VW Touareg (reestilizado) | Citroën C-Crosser | Peugeot 4007 | Volvo XC 70 | VW Tiguan | O Michelin Latitude Tour HP está disponível em versão padrão e também autoportante (Tecnologia SST), que permite rodar com o pneu furado, com o nome de Michelin Latitude Tour HP ZP.

ZP significa Zero Pressure (Pressão Zero) e designa uma tecnologia que consiste em reforçar os flancos com uma mistura específica. O Michelin Latitude Tour HP ZP permite levar a carga do veículo a uma pressão nula e assegurar uma rodagem com pneu furado durante 80 km a uma velocidade de 80 km/h. O motorista não precisa mais parar imediatamente para trocar o pneu.

O Michelin Latitude Tour HP estará disponível em 15 dimensões (em versão padrão e também na versão ZP).

Michelin Latitude Sport: resultado de uma estreita colaboração com a Porsche

As mudanças nos veículos 4x4 de luxo e alto desempenho são muito dinâmicas e fazem evoluir o mundo dos pneus de tração nas quatro rodas para usos e desempenhos cada vez melhores.

Assim, o Porsche e seu emblemático Cayenne, cuja segunda geração acaba de ser lançada, atingiu um novo nível de desempenho, aliado ao prazer de dirigir. Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen seguem a mesma tendência.

Mas essas evoluções somente são possíveis se os pneus apresentarem uma resposta às exigências: obter um melhor comportamento do veículo em pista seca e um melhor nível de frenagem em pistas seca e molhada, sem afetar o desempenho nas outras áreas. A Michelin superou esse desafio, com o lançamento do novo Michelin Latitude Sport, que irá equipar a maioria dos novos Porsche Cayenne 2ª geração.

A Michelin e a Porsche trabalham em parceria desde 1960 e, de forma ainda mais estreita, desde 2002, em conformidade com um contrato que fez da Michelin o "World Wide Cooperation Partner" de fornecimento de pneus. Esta associação inclui vários âmbitos de desenvolvimento de marketing, passando pela competição. Em 2004, a Michelin recebeu da Porsche o prêmio de "Best Supplier" e o acordo de cooperação foi prorrogado em 2005.

Características técnicas do Michelin Latitude Sport - O novo Michelin Latitude Sport é o resultado do conhecimento e a experiência da Michelin no campo das competições e de uma tecnologia especialmente desenvolvida para o pneu 4x4 esportivo.

Diretamente derivado do mundo da competição esportiva, a escultura e os componentes do Pilot Sport 2 (o pneu Michelin de referência para os carros esportes de passeio) também foram aplicados ao novo Michelin Latitude Sport.

Mais do que uma versão maior do Pilot Sport 2, o Michelin Latitude Sport também adapta-se às exigências dos SUV. Trata-se de um pneu maior, mais pesado e com maior capacidade de carga do que a de um sedã, porém com desempenhos melhores em alta velocidade do que os dos carros de passeio mais rápidos do mercado.

As limitações tecnológicas a serem superadas foram enormes. Quanto mais pesado for o pneu, maior é a força centrífuga que se exerce sobre a banda de rodagem, produzindo assim uma deformação. Neste caso, a zona de contato do pneu com o solo é reduzida, afetando a estabilidade do veículo.

Para lutar contra o fenômeno, aumentado nos pneus 4x4 esportivos, o Michelin Latitude Sport é caracterizado por sua estrutura exclusiva, mantida por uma lona a 0º que age como um cinturão. Este cinturão a 0º a passo variável é colocado nas lonas de topo.

Primeira característica técnica: cinturão a 0º extralargo - Trata-se de um cinturão que envolve a banda de rodagem a 0º, colocado no sentido da rodagem do pneu, por cima das lonas metálicas. O cinturão envolve os ombros do pneu, exatamente onde as deformações são maiores, garantindo um controle perfeito da zona de contato em alta velocidade.

Segunda característica técnica: o cinturão a 0º com passo variável

A força centrífuga exercida sobre a banda de rodagem não é homogênea em toda a largura do pneu. Ela varia em função das zonas macias e ocas da escultura, ou seja, em função da borracha e dos sulcos.

A colocação do cinturão a 0° com passos variáveis permite lutar contra a deformação centrífuga de forma seletiva na largura da banda de rodagem, com extrema precisão.

O cinturão a 0° com passo variável é um progresso no processo de fabricação Michelin, aplicado pela primeira vez no Michelin Latitude Sport.

Homologações do Michelin Latitude Sport em veículos novos - O Michelin Latitude Sport já está homologado nos seguintes veículos novos: Audi Q7 | Porsche Cayenne (2ª geração) | VW Touareg (reestilizado) | BMW X5 (novo) | Dimensões do Michelin Latitude Sport .

O novo Michelin Latitude Sport está disponível desde o seu lançamento nas dimensões homologadas para os novos SUV: 255/55 R 18 109 Y XL N0 | 275/45 R 19 108 Y XL N0 | 295/35 R 21 107 Y XL.

Ele também pode ser encontrado nos tamanhos adaptados para os 4x4 esportivos: 295/40 R 20 110 W XL | 315/25 R 23 102 W XL.

Testes comparativos imparciais a partir de um estudo do TÜV SÜD Automotive: A Michelin pode falar em superioridade de duração do novo Michelin Latitude Tour HP e da sua baixa resistência à rodagem porque são resultados de testes objetivos, realizados no terceiro trimestre de 2006 pelo órgão independente TÜV SÜD Automotive, instituto alemão que faz testes e homologações no setor automotivo.

Para testar a durabilidade, as provas são feitas de maneira totalmente eqüitativa. Todos os pneus utilizados no estudo comparativo com o novo Michelin Latitude Tour HP são pneus de série das marcas Premium nas seguintes dimensões: 235/65 R17 e 215/65 R 16. Eles foram submetidos a testes idênticos, realizados em condições iguais nos veículos VW Touareg V6 3.0 TDI, no caso da primeira dimensão, e Nissan X-Trail na segunda.

Depois de passarem por regulagem para ficarem idênticos (paralelismo e carroceria), os veículos rodaram em comboios, seguindo um estrito plano de rotatividade, para neutralizar todos os efeitos que poderiam provocar desvios (efeito "condutor", efeito "veículos").

Para medir a resistência à rodagem, o TÜV SÜD Automotive aplicou um protocolo de teste que responde a uma norma concreta (Norma ISO 18164). Trata-se de um teste feito sobre tambor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira