Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2012 - 09:41

Agentes do desenvolvimento

Teimosos, especialistas profetizavam há muitos anos a morte dos agentes de viagem tradicionais, afirmando que esses seriam substituídos pelas Online Travel Agencies (OTAs). Mas a verdade é que nenhuma máquina, tecnologia ou autosserviço é capaz de substituir a interação humana, fator primordial em uma relação comercial.

Apesar de práticos e dinâmicos, os sites de reservas hoteleiras e venda de bilhetes aéreos satisfazem somente uma parte da expectativa do consumidor. Na realidade, os portais não agem proativamente, não são capazes de gerenciar crises e não dialogam com os clientes, ao contrário dos agentes de viagem. Daí a importância desses profissionais sempre por perto.

Paralelamente, com o mercado de viagens em crescimento há tantos anos, temos viajantes cada vez mais exigentes, o que requer preparo dos agentes na mesma proporção. Hoje, a maioria das pessoas quer conhecer novos lugares em um programa de turismo personalizado, elaborado de acordo com os seus interesses e suas vontades. O desenvolvimento de pacotes on demand é a tônica do negócio das operadoras.

Só na Visual Turismo, já contabilizamos mais de 500 roteiros nacionais e internacionais, sempre formatados sob medida para as necessidades desse público exigente. Para isso, nossa rotina inclui um levantamento minucioso dos meios de hospedagem, serviços e da relação de fornecedores. Com as operadoras envolvidas em toda essa dinâmica, são os agentes de viagem que devem oferecer ao cliente todas as informações sobre o destino, tornando sua viagem inesquecível e exclusiva.

A função do agente é apresentar os melhores locais, acomodações e preços. Afinal, quem não quer viajar tranquilo, com os roteiros traçados e passagens reservadas? Imagine a cena. Você compra passagem aérea e pacote de hospedagem na internet para toda a família. No dia do embarque, uma surpresa desagradável. Seu voo é cancelado. E pior, o seu destino passa por uma onda de violência nunca vista. Notadamente, você recorrerá ao site, que não oferecerá nenhuma solução imediata. Com um agente de viagem ao seu lado, a responsabilidade é transferida para ele, que buscará alternativas para tornar sua viagem uma realidade e te deixar realmente satisfeito.

Temos como parceiros mais de 7,5 mil agentes de viagem, que não ficam atrás de uma mesa simplesmente vendendo programas de turismo. São eles que administram os múltiplos serviços relativos à organização de horários, cálculos de tempo das conexões nos aeroportos, taxas de serviço, vistos, emergências e câmbio. Um verdadeiro multiprofissional a serviço da comodidade de seu cliente.

Nada melhor do que curtir o seu momento de lazer sem estresse. Há 26 anos à frente da Visual Turismo, tenho a certeza de que o agente de viagem é peça fundamental em um roteiro turístico. Além de assessorar o cliente nos momentos necessários, esse profissional tem a função de programar a melhor e mais confortável viagem para ele.

Nas férias, a palavra de ordem é relaxar. Chegar confortavelmente ao seu destino, na hora marcada, e descansar no hotel cinco estrelas à sua espera não tem preço. Os roteiros ajustam-se naturalmente aos seus horários e hábitos. Essa tranquilidade só é possível graças ao empenho dos agentes e operadoras de turismo.

No cenário atual, o agente de viagem não depende apenas do seu talento como vendedor para obter sucesso. Interagir com as novas tecnologias e observar as novas exigências do mercado consumidor são pontos que devem ser observados. Além disso, ele precisa ter um bom relacionamento interpessoal, habilidades técnicas, motivação, disciplina e ser proativo sempre. Neste cenário, adotamos um calendário de treinamentos periódicos, de forma a orientar os profissionais quanto às melhores abordagens ao cliente e a adequação da venda do produto ao perfil do cliente.

A ferramenta de trabalho mais importante para um agente de viagem é o conhecimento. Por isso é necessário investir continuamente na área de treinamento, considerado hoje um diferencial competitivo que poucas empresas possuem. Por isso nós valorizamos tanto esses parceiros. Por ser essencialmente uma prestação de serviços, o turismo deve sempre superar a expectativa do cliente, proporcionando experiências incríveis aos viajantes. O espírito de servir sempre com qualidade deve estar em primeiro lugar. E disso os agentes entendem!

.Por: Afonso Gomes Louro, presidente da Visual Turismo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira