Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2012 - 10:01

Análise sazonal colabora com controle de bactérias no ambiente hospitalar, indica pesquisa

A professora Silvia Caldeira, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), obteve o segundo lugar na premiação do 8º Congresso Paulista de Infectologia com a apresentação do trabalho “Determinantes climáticos da incidência de bacteremia nosocomial por Bacilos Gram-negativos Não Fermentadores: um caso de sazonalidade irregular?”. Bacteremia nosocomial trata-se de infecção sanguínea por bactérias no ambiente hospitalar.

O evento ocorreu em Campos do Jordão/SP, no mês de maio, promovido pela Sociedade Paulista de Infectologia. A programação científica contou com a apresentação e debate de pesquisadores nacionais e internacionais da área de infectologia em saúde.O trabalho apresentado por Silvia Caldeira é parte de sua pesquisa de doutorado, que analisa a variação na incidência de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) e seus agentes etiológicos, de acordo com as condições climáticas (sazonalidade), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

“Estudos de países de clima temperado demonstraram “picos de verão” na incidência de infecções sanguíneas em áreas de assistência à saúde. Reconhecer padrões sazonais [entre o clima e o surgimento das bactérias] é uma ferramenta potencial para promover ações de controle”, afirma Caldeira.

O estudo apresentado no 8º Congresso Paulista de Infectologia tratou especificamente de apenas dois tipos de bactérias: a Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa, segundo a coleta de hemoculturas positivas no HCFMB entre 2005 e 2010. Nesse período, o índice de infecções sanguíneas por essas bactérias foi, respectivamente, de 1,38 e 1,60 por 10.000 pacientes/dia.

Segundo a pesquisadora, o estudo detectou uma relação discreta- porém consistente- entre elevação de temperatura e aumento na incidência de infecções por Bacilos Gram- negativos Não Fermentadores. A irregularidade climática característica da região pode ter mascarado o comportamento sazonal desses microrganismos”.

O estudo de Silvia Caldeira conta com a orientação dos docentes Lenice do Rosário de Souza e Carlos Magno Castelo Branco, ambos do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da FMB. Tem colaboração de Renata Akazawa e Rayana Moreira, alunas do curso de graduação em Medicina, e Antônio Ribeiro da Cunha, do Departamento de Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu/Unesp (FCA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira