Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2012 - 10:22

Venda de calçados vai movimentar R$ 36,57 bilhões este ano

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do IBOPE Inteligência, a classe B será a maior compradora.

São Paulo– Durante este ano, o brasileiro deverá gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, sendo que o Sudeste é a região com maior potencial, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz mais de 800 milhões de pares por ano no país e, de 26 a 29 de junho, durante a Francal, em São Paulo, serão mostradas as tendências para o setor.

De acordo com o Pyxis Consumo, os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$ 31,72 bilhões.

Pelo estudo, a classe B, com 24,45% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo, R$ 15,68 bilhões. Em seguida vem a classe C, responsável por 52,38% dos domicílios em área urbana, com R$ 14,63 bilhões.

Ao analisar os gastos por região, o Pyxis Consumo mostra que o Sudeste é a área com maior potencial: 50,40%. Os gastos totais nessa região serão de R$ 18,43 bilhões. O consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06. A seguir, aparece o Nordeste, com 17,60%. O gasto total será de R$ 6,43 bilhões e o per capita anual, de R$ 163,56.

A região Sul está em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo, ou R$ 6,40 bilhões. O consumo per capita anual, no entanto, é o mais alto do país: R$ 272,60. Depois aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões e R$ 2,19 bilhões, respectivamente.

O cruzamenteo de dados de região e classe social mostra que o Sudeste concentra o maior poder aquisitivo em todas as classes sociais. No Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consuno (R$ 3,05 bilhões). O menor poder de consumo da classe DE será no Centro Oeste.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo.

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Essa base permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. |Twitter: @grupoibope. [ Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 - IBOPE Inteligência].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira